Vívian Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Imortal da Academia Amazonense de Letras, jornalista e apresentadora da Rádio RIOS FM 95,7, Mazé Mourão foi oficialmente coroada madrinha da Banda da Bica. A cerimônia ocorreu na quinta-feira, 18/1, no tradicional Bar do Armando, Centro de Manaus.
Emocionada, Mazé compartilhou sua honra ao ser escolhida como a primeira madrinha no mesmo ano em que a banda é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Amazonas.
“Isso é muito significativo e me senti muito honrada de ter sido escolhida a primeira madrinha da Bica, um bem cultural. Fiquei muito feliz porque a Marchinha desse ano fala sobre isso. Eu acho que eu não me sinto tão bem há tanto tempo, tão acolhida dentro da minha própria cidade”, declarou.

Mazé Mourão evidenciou a alegria por ser reconhecida como madrinha, principalmente por seu papel como jornalista, escritora e imortal da Academia Amazonense de Letras. Segundo ela, a nomeação vai além de uma responsabilidade; representa a fusão de suas paixões.
“Para mim, representa muito, primeiro como amazonense, pois me sinto muito gratificada por me escolherem. São duas coisas que eu mais gosto no mundo: o Festival Folclórico de Parintins e o Carnaval. E sendo reconhecida aqui em Manaus, na Bica, como madrinha, isso é muito gratificante. Estou muito feliz”, disse.
A realização da Banda da Bica 2024 está agendada para 3 de fevereiro, na Avenida 10 de Julho, Centro de Manaus, a partir das 14h. O evento, gratuito e aberto ao público, promete unir tradição, irreverência política e alegria característica da banda, que desde 1986 é um ícone do Carnaval de Manaus.
Homenagem
O evento contou com o discurso de Ana Cláudia Soeiro, dona do tradicional bar e filha de Armando (fundador), onde Mazé recebeu a faixa de madrinha. O vídeo da cerimônia foi postado pela própria Mazé em seu perfil no Instagram.
No vídeo, Ana Cláudia Soeiro coloca a faixa de madrinha em Mazé e destaca o “escracho e a pura alegria” que caracterizam Mazé, ressaltando que ela personifica o espírito da Bica.
“Ninguém melhor para representar a Bica do que a nossa imortal da Academia Amazonense de Letras, que é a cara do carnaval. E a Mazé é a nossa madrinha da Bica do ano de 2024”, discursou Ana.
No momento da coroação e da entrega da faixa oficial, a dona do Bar do Armando não poupou elogios e gratidão pela jornalista ter aceito o convite para representar a Banda como madrinha do Carnaval de 2024.
“Foi motivo de muita alegria para gente você ter aceito o nosso convite. E a gente quer agora coroar você como a madrinha da Bica do ano de 2024, o ano que fala do tombamento da banda. Mazé tem uma historia muito bonita na cidade de Manaus, como jornalista, imortal da Academia Amazonense de Letras. Uma salva de palmas para Mazé Mourão!”, falou.
Tema 2024
O tema escolhido para a Banda da Bica em 2024 é “A Bica cresceu, virou Patrimônio Cultural e vai zoar no Carnaval”, refletindo a recente legislação, Lei nº 6369 de agosto de 2023, proposta pelo deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade.
O parlamentar divulgou nas redes sociais um trecho da marchinha que promete agitar os foliões.






