Vívian Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O coração do Boi Caprichoso bate mais devagar hoje, enquanto lamenta a partida de Marcos da Silva Azevedo, conhecido como “Markinho”. Aos 59 anos, o criador, pois era ele quem confeccionava o Touro Negro desde os anos 90, morreu de um infarto, na madrugada desta quinta-feira, 28/12, em Parintins.
A informação foi confirmada por meio do perfil do Boi Caprichoso no Instagram, que divulgou uma nota com os detalhes para a última despedida ao artista.
“O Boi Caprichoso está de luto. O criador do bumbá, Marcos da Silva Azevedo, 59, faleceu na madrugada desta quinta-feira (28) em Parintins vítima de um infarto. Markinho vestia o Boi Caprichoso como sua armadura; o seu jeito de dançar era único, singelo e nos emocionava. Dono de uma história de dedicação, amor e entrega, ele iniciou sua trajetória em 1986 como ajudante do mestre Jair Mendes. Em 1990, tornou-se o tripa oficial e, além disso, era quem confeccionava o Touro Negro”
Trecho da nota oficial do Boi Caprichoso
Markinho começou a sua história com o Boi Caprichoso em 1986, auxiliando o mestre Jair Mendes (artista responsável pelos movimentos de um boi real tanto do Garantido quanto do Caprichoso). Em 1990, se tornou o tripa oficial e passou a confeccionar o Touro Negro.
Em 2017, passou para o filho a missão de evoluir no item 10 (boi-bumbá evolução), como tripa do boi.
Lamento
O prefeito do município de Parintins, Bi Garcia, se pronunciou em sua conta nas redes sociais sobre a partida do artista. Em nota oficial, Garcia expressa sua tristeza e relembra a história de Markinho como artista e profissional em prol da comunidade parintinense.
“Impactado com a notícia, lamentamos profundamente o falecimento de Marcos Azevedo, popularmente conhecido como Markinho Azevedo, de 59 anos. Markinho marcou seu nome na história de Parintins como o tripa mais longevo do Boi Caprichoso. Dedicou-se ao boi da estrela na testa por 26 anos defendendo o item 10. Foi também um dos primeiros integrantes do grupo Toada de Roda. Era uma pessoa querida e respeitada no mundo bovino. Graduado em Serviço Social, Markinho Azevedo atuou por vários anos como conselheiro tutelar. Era assistente social da prefeitura; administrou a Estação Cidadania João do Carmo. Um funcionário muito dinâmico, bastante identificado com as crianças… Perdi um grande amigo e amigo dos meus filhos… Que Deus o receba em sua morada eterna”
Frank Bi Garcia, prefeito de Parintins
Conforme nota, o velório de Markinho será realizado no Curral Zeca Xibelão, localizado na Rua Gomes de Castro, Centro de Parintins, a partir das 9h da manhã.






