Letícia Rolim – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O projeto de ação voluntária “Amigos do Papai Noel” surgiu com o intuito de levar a magia do Natal para crianças que não são atendidas com o encanto natalino.
Os “Amigos do Papai Noel” seguem o lema “ir aonde as campanhas tradicionais não vão”, percorrendo rotas ribeirinhas, rurais e periferias para levar alegria a quem mais precisa.

Além da distribuição de presentes, o projeto destaca-se pela interação com as comunidades beneficiadas. Durante a ação são realizadas brincadeiras e são servidos lanches e bebidas, tudo com a presença do Papai Noel.
“Seguimos com o mesmo propósito: levar sorrisos até as crianças das comunidades mais distantes de Manaus, onde nunca ganharam um presente ou tiveram uma festa de Natal”, destaca a coordenadora do projeto, Denise Kassama.
A arrecadação de fundos ocorre ao longo do ano com a realização de feijoadas solidárias. Todo o lucro obtido é investido na compra de brinquedos, livros infantis e na logística das entregas.

“A preocupação do grupo é dar qualidade, interação e carinho para as crianças, cuja realidade de vida costuma ser bem difícil.”, enfatiza Denise Kassama.
O projeto é independente e não tem vínculos com empresas, religiões ou políticos, o grupo é uma sociedade civil organizada sem registro jurídico.
As entregas que começaram no dia 16 de dezembro, seguiram rotas que incluíram as comunidades Paraná da Terra Nova, Costa da Terra Nova, Presidente Figueiredo e Comum Rural de Balbina. Outros pontos de entrega incluem a Comunidade do Paru, Lago do Ubim, Ramal do Brasileirinho e a bairros de Manaus.
Começo
Há 25 anos, quatro amigos em Manaus decidiram celebrar o sucesso de um bom ano de forma especial, dando origem ao projeto “Amigos do Papai Noel”. Em 1998, no auge da campanha “Natal Sem Fome”, eles buscaram uma abordagem diferente, focando em levar alegria às crianças.
Com recursos limitados e observando que havia diversas campanhas de arrecadação de alimentos e roupas, surgiu a ideia de distribuir brinquedos. Juntando suas economias, os amigos conseguiram adquirir cerca de 500 brinquedos, marcando o início de uma tradição que dura até hoje.
A primeira distribuição ocorreu no dia 25 de dezembro na periferia de Manaus, superando os desafios iniciais, mas conseguindo realizar a campanha. No quarto ano, a figura do Papai Noel se juntou à iniciativa, graças à disposição de um voluntário.
“Uma das dificuldades iniciais era ter um voluntário disposto a vestir a roupa do bom velhinho em pleno clima amazônico“
Ao longo dos anos, o grupo começou a se organizar melhor, ampliando o número de participantes e a quantidade de brinquedos distribuídos. Atualmente, 25 anos depois, os “Amigos do Papai Noel” continuam firmes em sua missão, trazendo alegria a cerca de 5 mil crianças a cada temporada natalina.






