Letícia Rolim – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Uma pesquisa realizada pelo Instituto Iveritas, divulgada nesta quinta-feira, 14/12, trouxe dados reveladores sobre a intenção de voto dos eleitores de Manaus para as eleições municipais do pleito 2024. No primeiro cenário, espontâneo, David Almeida (Avante) desponta como líder e aparece como preferência dos entrevistados, mantendo vantagem em relação a Amom Mandel (Cidadania), que também se mantém em segundo lugar.
No entanto, o que chama mais atenção nesse primeiro cenário apresentado pelo levantamento, é o percentual de eleitores indecisos. Um total de 65,86% dos entrevistados disseram não saber em quem votar.
Leia também: Vestibular da UEA terá percentual de cota reduzido em 2024
Além disso, uma parcela, embora mínima, 0,39% , afirma que seus votos serão em candidatos não especificados. Esses números apontam para um eleitorado ainda em busca de opções claras e definidas.
O levantamento foi realizado de forma presencial entre os dias 5 e 7 deste mês de dezembro, e entrevistou 1.283 pessoas em todas as zonas eleitorais da cidade.
A pesquisa abordou a população votante de 16 anos ou mais na cidade de Manaus, e levou em consideração o plano amostral e a ponderação de variáveis como sexo, idade, grau de instrução e nível econômico dos entrevistados..

Disputa
David Almeida, líder na pesquisa, tem preferência de 19,10% dos entrevistados no cenário espontâneo. Amom Mandel 11,15%.
Já no cenário 2, estimulado, David Almeida é o preferido de 34,06% dos eleitores, enquanto 30,16% declara o voto em Amom Mandel.
Essa proximidade indica um cenário em que ambos os candidatos precisam consolidar apoio e atrair os eleitores indecisos e assim garantir uma vantagem maior.
Avaliação da gestão
Quanto ao desempenho do atual prefeito, David Almeida, 46,6% dos entrevistados classificam sua gestão como boa e ótima.
A pesquisa também abordou a opinião dos entrevistados em relação ao pedido de empréstimo feito pela prefeitura. Apenas 9,74% concordam com a medida.






