Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Um erro na digitação de uma nota durante a apuração do Grupo Especial, realizada na tarde desta segunda-feira, 16/2, no Sambódromo de Manaus, provocou mudança no resultado final do Carnaval 2026. A falha envolveu as escolas Reino Unido da Liberdade e Grêmio Recreativo Social Escola de Samba Andanças de Ciganos.
Anunciada inicialmente em terceiro lugar, a Reino Unido teve que devolver o troféu após a identificação do equívoco. Com a correção da nota, a Andanças de Ciganos passou a ocupar oficialmente a 3ª colocação.
“A Reino Unido teve que devolver o troféu pra gente, porque houve um erro de pontuação na nota. Ao invés de colocarem vírgula, colocaram um ponto. Mas tudo foi resolvido e conquistamos o 3º lugar neste Carnaval. Já estamos até com o troféu aqui na quadra da escola, na rua Borba, na Cachoeirinha, comemorando muito mais esta conquista suada da nossa comunidade”, explicou o presidente da Andanças, Vilson Benayon, ao portal Rios de Notícias.

Jubileu de Ouro
No ano em que celebrou 50 anos de história, a Andanças de Ciganos levou à avenida o enredo “Os Ciganos Contam as Suas Andanças”, exaltando fé, tradição e a trajetória da agremiação. Conhecida pelo som marcante dos agogôs, a bateria Vai ou Racha, comandada pelo mestre Félix Klinger, animou o público no Sambódromo.
Segunda escola a desfilar no sábado, 14/2, a azul, vermelha e branca da Cachoeirinha encerrou a apresentação sob aplausos e canto da torcida, dentro e fora da avenida.
De volta ao Grupo Especial desde 2014, após passagem pelo Grupo de Acesso, a Andanças conquista sua terceira estrela na elite do carnaval manauara.
Classificação final
A campeã do Carnaval de Manaus 2026 foi a A Grande Família. O vice-campeonato ficou com a Vitória Régia, e a Andanças de Ciganos garantiu o 3º lugar após a correção da nota.






