Júnior Almeida – Rios de Notícias
BARCELOS (AM) – Município que já foi capital do Amazonas, Barcelos é o novo destino do Rolê Rios, quadro do Portal Rios de Notícias que percorre os principais pontos turísticos de Manaus e do interior do estado.
Lcalizada no Médio Rio Negro, a cidade abriga o maior arquipélago fluvial de ilhas do mundo, o Mariuá, além de ser reconhecida internacionalmente como a capital da pesca esportiva.
Desta vez, o Rolê no interior deixou o Baixo Amazonas, na calha do Rio Madeira, e seguiu em direção ao Rio Negro para acompanhar de perto a 30ª edição do Festival do Peixe Ornamental, evento que movimenta a cidade e revela talentos locais por meio da disputa cultural entre os peixes Acará-Disco e Cardinal.
A jornada teve início no Hotel Ornamental, na avenida Mariuá, uma das principais vias de Barcelos. A localização estratégica, próxima à orla e ao porto da cidade, facilita o acesso aos principais pontos turísticos e ao fluxo de visitantes durante o festival.
De lá, a equipe seguiu até a Praia Grande, o cartão-postal mais conhecido do município, carinhosamente chamada de “alma do povo barcelense”. Às margens das águas do Rio Negro, o espaço reúne barracas com comidas típicas e bebidas regionais, além de ser palco de luais e festejos que animam as noites da cidade.
Outro destaque do Rolê foi o Turistódromo, novidade desta edição do festival. O espaço reuniu os símbolos da festa, Acará-Disco e Cardinal, além de outras espécies de peixes ornamentais, artesanato, pinturas e materiais produzidos a partir da fauna e flora amazônica, atraindo moradores e turistas.
Assim como em muitos municípios ribeirinhos, a fé também marca a paisagem de Barcelos. A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira da cidade, está voltada para o Rio Negro e se destaca como um dos prédios mais imponentes da sede municipal. Com mais de 100 anos de história, o templo é um dos principais cartões-postais do município e integra a Diocese de São Gabriel da Cachoeira.
Seguindo pela avenida Mariuá, a equipe chegou ao Porto de Barcelos, principal porta de entrada da cidade. É dali que desembarcam turistas, pescadores esportivos e visitantes vindos de Manaus, especialmente neste período do ano.
Em entrevista à Rede Rios, o imediato de uma embarcação, Mário Benítez, destacou o aumento no fluxo de passageiros. “São cerca de 300 passageiros por viagem nesse período de alta. Pessoas que vêm passar as férias, conhecer o festival ou retornar à capital após o fim de ano”, afirmou.
O Rolê Rios também passou pelo Piabódromo, palco principal do Festival do Peixe Ornamental. Conhecido como Aquário Negro, o espaço é oficialmente o Centro Cultural e Esportivo Mariuá e se transforma em arena para o maior duelo cultural do Rio Negro.
Na disputa, o Cardinal, representado pelas cores azul e vermelho, enfrenta o Acará-Disco, nas cores preto e amarelo. As apresentações acontecem no fim de janeiro e mobilizam toda a cidade em um espetáculo que celebra identidade, arte e tradição barcelense.
A viagem terminou em grande estilo, com imagens aéreas captadas pela Rede Rios de Comunicação dos arquipélagos de Anavilhanas e Mariuá. O cenário revela centenas de ilhas, lagos e canais naturais, onde o Rio Negro reflete a floresta e o céu, cercado por praias e paisagens que reforçam a grandiosidade da Amazônia e a importância cultural e ambiental de Barcelos.






