MANAUS (AM) – O vereador de Guajará, Christian Lopes (PSDB), vice-presidente estadual da Juventude do partido, afirmou que o PSDB caminha para o fim da federação com o Cidadania e deve disputar as próximas eleições de forma independente, mantendo como principal prioridade a reeleição do senador Plínio Valério, em entrevista ao quadro Jogo Limpo, da Rádio Rios FM, nesta terça-feira, 27/1.
Segundo Christian, o tema foi tratado recentemente em conversa direta com o senador, em Manaus.
“Eu tive há poucos dias com o senador Plínio Valério, há exatamente uma semana, e essa pauta foi discutida. O PSDB está no fim da federação com o Cidadania e tem a predisposição de caminhar só, mas não no sentido de ficar isolado”, afirmou.
Vereador Christian Lopes (PSDB) em entrevista a Rádio Rios FM – (Foto: Paulo Nobre/Rios de Notícias)
De acordo com o vereador, embora a tendência seja seguir sem federação, o PSDB pretende manter diálogo com diversos setores da sociedade e do campo político.
“O senador Plínio é um líder democrático, que tem conversado com vários segmentos”, disse, ao lembrar que o parlamentar recebeu votos de eleitores de diferentes correntes ideológicas em eleições anteriores.
Apesar da tendência de seguir sozinho, Christian ponderou que as definições partidárias devem se consolidar até abril.
Para Christian, essa postura amplia a competitividade do partido no cenário de 2026. O vereador destacou que o senador deve disputar a reeleição e aparece bem posicionado em levantamentos internos.
“O que ele disse é que será candidato ao Senado e, nas pesquisas sérias, o senador Plínio tem, em média, 32%. É uma pessoa altamente competitiva no cenário”, afirmou.
Alinhamento com a direita será mantido
Questionado sobre o posicionamento ideológico do partido, Christian afirma que o PSDB seguirá alinhado com a direita.
“Sim, absolutamente. O senador Plínio sempre teve esse viés voltado à direita, mas às coisas sérias”, declarou. Ele citou como exemplo a atuação do senador em pautas nacionais, como pedidos de impeachment de ministros e a CPI das ONGs.
Reorganização nacional do PSDB e estrutura no Amazonas
Christian também comentou sobre o novo momento do PSDB em nível nacional, agora sob o comando do deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG), com foco na reconstrução da força do partido no Congresso.
“O PSDB está sendo reconfigurado, com foco em eleger deputados federais e senadores, criando uma base forte para que o partido permaneça forte”, explicou.
Ele reconheceu que disputas internas no passado enfraqueceram a sigla, mas afirmou que o cenário está sendo superado.
No Amazonas, Christian ressaltou que o PSDB mantém diretórios ativos em todos os municípios. Segundo ele, essa estrutura fortalece o projeto eleitoral para os próximos anos.
“Nós temos diretório aberto em todos os municípios do Estado. Eu sou presidente municipal da sigla em Guajará e vice-presidente estadual da juventude do partido”, afirmou.