Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Brincadeiras, jogos, reciclagem, trilhas, esportes e conhecimentos em meio à floresta fazem parte da programação da 2ª edição do Férias no Bosque, uma das opções de lazer que o quadro “Rolê Rios” apresenta para aproveitar com a criançada durante as férias escolares.
A programação segue até o próximo domingo, 25 de janeiro, no Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI).
O coordenador de atividades do Bosque da Ciência, Jorge Lobato, destaca que o Férias no Bosque já faz parte do calendário oficial de ações voltadas à difusão do conhecimento e à popularização da ciência, além de promover atividades imersivas com o público.
“A gente consegue fazer uma programação especial durante o mês de férias. Essa programação tem uma diversidade imensa de oficinas educativas, exposições, além dos atrativos que compõem o Bosque da Ciência. Ciência para todos, a gente usa muito esse slogan para popularizar a ciência. A pessoa que mora na Amazônia precisa conhecer mais a realidade do que é a Amazônia”, disse ele.

Leia mais: Marciele pergunta sobre Lívia com a chegada de participantes do Quarto Branco no BBB 26
Contato com a natureza
A visitante Juliana Rodrigues, que veio acompanhada da filha Luna Rodrigues, destacou a importância de ter, em meio à cidade, um espaço que proporcione contato direto com a natureza, em um ambiente único, que contribui para o aprendizado e a diversão das crianças durante as férias.
“Ela tem contato com a natureza, com os animais, e tem toda essa informação que pode adquirir aqui. Está sendo ótimo, ela adora. É um contato com a natureza único, ela se diverte nas férias, vem, aprende um pouco também. Está gostando muito, é muito legal tudo”, disse Juliana.

Experiência das crianças
As crianças têm a oportunidade de “brincar de biólogo(a) por um dia” e, ao final, contar como foi a experiência. Para isso, elas recebem prancheta e lápis, com o desafio de marcar, desenhar ou escrever os animais e plantas que conseguirem observar e descobrir.
“A gente gostou bastante, porque tem vários estandes que mostram um pouco sobre cada espécie, cada animal, cada coisa. A gente está gostando muito e está com as fichinhas para começar a ver qual a gente mais gostou, qual não tem, para a gente anotar”, disse Eduarda Roque, visitante do local pela primeira vez.

Para quem deseja visitar o Bosque da Ciência, ele está localizado no bairro de Petrópolis, próximo à Bola do Coroado. O espaço funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 12h e das 14h às 17h, com fechamento da portaria meia hora antes do encerramento.
A entrada é gratuita e aberta ao público, mas é necessário realizar agendamento pelo site.
Programação da semana
Entre as atividades desta semana no Bosque da Ciência, o público poderá participar de ações educativas e interativas, como:
- Importância Ecológica das Aranhas
- Vem Passarinhar
- Desvendando Mosquitos e Parasitas
- O Mundo das Abelhas sem Ferrão
- A Biodiversidade que eu vejo no Bosque da Ciência












