Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Figura de influência política no interior do Amazonas, o apresentador do Boi Garantido, Israel Paulain (Cidadania), não descarta a possibilidade de disputar uma vaga para deputado estadual em 2026.
A sinalização ocorreu durante uma confraternização que reuniu lideranças e políticos de diversos municípios do interior, no sábado, 13/12, em Manaus.
No evento, Israel declarou apoio ao projeto de reeleição do deputado federal Saullo Vianna (União Brasil) e afirmou estar à disposição do grupo político para cumprir qualquer missão. “Vou caminhar para onde ele indicar”, disse, ao confirmar o novo alinhamento.
Leia também: Exclusivo: Rosinaldo Bual deixa prisão sem tornozeleira por indisponibilidade do equipamento em Manaus
Candidatura em avaliação
Sobre a possibilidade de concorrer a deputado estadual, o apresentador adotou cautela, mas deixou o cenário em aberto.
Segundo Paulain, a decisão depende de conversas com sua base eleitoral e do alinhamento com Saullo Vianna. “Nada descartado, estou avaliando com minha base e em alinhamento com o deputado Saullo, isso também anunciarei em breve”, afirmou.
Por enquanto, Israel garante que o foco principal é atuar na campanha do aliado.
Força eleitoral no interior
Em 2022, Israel Paulain foi candidato a deputado federal pelo Cidadania, integrando a chapa encabeçada por Amom Mandel. Na ocasião, obteve mais de 8 mil votos apenas em Parintins, desempenho que o consolidou como um dos principais articuladores políticos da região.
Nos bastidores, Israel é visto como nome competitivo para disputar uma vaga de deputado estadual, especialmente diante do cenário de mudanças de partido.
Mudança de partido no radar
Saullo Vianna articula a saída do União Brasil após desentendimentos com o governador Wilson Lima, presidente estadual da sigla, e negocia ingresso no PSD, partido comandado por Omar Aziz, que também trabalha para montar uma chapa forte para a Assembleia Legislativa.
Questionado sobre uma possível troca de legenda, Israel afirmou que a decisão será tomada no tempo certo. “Sobre a mudança de partido, isso acontecerá naturalmente e definirei no momento certo essa questão”, disse, sem confirmar negociações em andamento.






