Gabriel Lopes – Rios de Notícias
BELÉM (PA) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda não se posicionou sobre o incêndio que atingiu a Blue Zone da COP30, em Belém (PA), nesta quinta-feira, 20/11.
Lula tem viagem programada para logo mais, rumo a Joanesburgo, na África do Sul, para participar da reunião do G20, mas não há confirmação se o incidente no evento alterará sua agenda.
O incêndio, de grandes proporções, começou no pavilhão principal da Blue Zone, onde estavam delegados, jornalistas e participantes da conferência. Imagens nas redes sociais mostram chamas saindo do local, enquanto alarmes soavam e pessoas evacuavam rapidamente a área.
Leia mais: Incêndio interrompe atividades na COP30 e leva à evacuação imediata das instalações
Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, que estava no local, o fogo teria iniciado próximo ao pavilhão da China, possivelmente devido a um curto-circuito ou explosão de um smartphone. Autoridades investigam as causas do incidente.
Até o momento, não há registro de feridos e o incêndio já foi controlado. Ainda assim, a evacuação do complexo segue sendo realizada e os debates diplomáticos foram temporariamente suspensos, sem previsão de retomada.
Em nota, a organização da COP30 informou que “o incêndio ocorrido na região de pavilhões da Blue Zone está controlado e não deixou feridos. As equipes de bombeiros e segurança atuaram prontamente e seguem monitorando o local”.












