Júnior Almeida – Rios de Notícias
INTERNACIONAL – Os Estados Unidos realizaram um novo ataque no Caribe contra uma embarcação que, segundo o governo americano, transportava drogas da Venezuela para o país. O presidente Donald Trump anunciou, nesta segunda-feira, 15/9, que três pessoas foram mortas na ação.
O republicano classificou os alvos como “narcoterroristas da Venezuela” e divulgou em sua rede Truth Social um vídeo que mostra a explosão da lancha em alto-mar. “Se vocês insistirem em transportar drogas que matam americanos, nós vamos caçar vocês”, escreveu, em letras maiúsculas, em tom de ameaça.
Este é o segundo ataque em menos de duas semanas. No dia 2 de setembro, Trump já havia anunciado a destruição de outra embarcação, também atribuída ao narcotráfico venezuelano, com a morte de 11 pessoas.
Leia também: Venezuela acusa EUA de terem usado IA em vídeo sobre ataque a barco
Desde seu retorno à Casa Branca, em janeiro, o presidente republicano intensificou operações no sul do Caribe e passou a classificar cartéis latino-americanos, incluindo o Tren de Aragua e o Cartel de los Soles, supostamente ligado a militares próximos de Nicolás Maduro, como organizações terroristas.
A escalada militar agora amplia ainda mais a tensão com a Venezuela. Maduro afirma que as ofensivas são um “pretexto intervencionista” e anunciou a mobilização de 4,5 milhões de milicianos para defender o país. Segundo ele, a América Latina “não será colonizada nem escravizada”.






