Nayandra Oliveira – Rios de Notícias
BARREIRINHA (AM) – Em sua primeira edição do Festival Folclórico de Barreirinha como prefeito, Darlan Taveira (União), ressaltou a relevância do evento para a economia local, a valorização da cultura e o fortalecimento da identidade do município. A 35ª edição da festa reúne os bois Touro Preto e Touro Branco no tradicional Touródromo, nos dias 28, 29 e 30 de agosto.
Em entrevista a Rede Rios de Comunicação, que está no munícpio realizando a cobertura especial do evento, o gestor afirmou que o festival é mais que um espetáculo cultural: movimenta toda a cidade.
“Tem o churrasqueiro que vende seu churrasquinho, tem o tricicleiro, o mototáxi, a rede hoteleira, os restaurantes. Todo mundo movimenta a cidade como um todo”, afirmou Darlan.
Leia mais: Festival Folclórico de Barreirinha ganha cobertura multiplataforma da Rede Rios
Valorização dos artistas locais
O prefeito destacou que os investimentos feitos na infraestrutura do evento têm como objetivo tanto acolher o público quanto dar visibilidade ao talento da população.
“Todos os investimentos são para valorizar principalmente os nossos artistas locais e, ao mesmo tempo, colocar Barreirinha em evidência no cenário regional e nacional”, disse.
Ainda segundo Taveira, o festival “Brincando de Boi-Bumbá” é hoje o segundo maior do Baixo Amazonas, atrás apenas de Parintins. “Olha lá se não for o segundo melhor festival do Amazonas. Tenho certeza de que quem vier vai se surpreender com a grandiosidade das apresentações”, destacou.
Lançamento em Manaus
Uma das novidades deste ano foi o lançamento oficial do evento na capital amazonense, como forma de ampliar a divulgação. O vice-prefeito, Márcio Rogério Tavares, ressaltou a estratégia.
“A inovação de lançar o festival em Manaus com certeza atrairá muitas pessoas para o município. Nosso prefeito está de parabéns por toda a organização, conhece bem essa tramitação”, disse ao repórter da Rios, Keynes Breves.
Leia mais: Festival Folclórico de Barreirinha é lançado oficialmente em Manaus com espetáculo dos Touros

Expectativa de público
Com hotéis lotados e moradores alugando residências para visitantes, a expectativa é de um público recorde nesta edição. “Acredito que será o maior público da nossa história. Queremos acolher todos para que voltem no próximo ano e tragam ainda mais pessoas”, afirmou o prefeito.
Ele destacou, ainda, que a divulgação espontânea feita por quem participa é um dos maiores trunfos da festa. “As mídias sociais, hoje, são muito fortes, mas eu ainda acredito também no telefone sem fio, que a gente chama, né? No boca a boca, porque aquele que estever aqui, que presenciar o festival, ele vai comentar muito bem para o seu amigo, seu vizinho, para que possam ir convidar também e estarem aqui no ano que vem”, declarou.
Segurança reforçada
Ao ser questionado sobre a segurança do público durante o festival, o gestor afirmou que a Prefeitura recebeu recentemente uma nova viatura policial e aguarda a chegada de outra até setembro. Além disso, o município contará com reforço das polícias Militar e Civil e de seguranças privados.
“Segurança pública é dever do Estado, mas a Prefeitura tem contribuído para garantir eventos tranquilos. Graças a Deus, não temos histórico de conflitos. Nosso povo é ordeiro e gosta de participar”, ressaltou Taveira.
O prefeito encerrou com um convite ao público. “Venham conhecer o nosso festival, viver a alegria do Touro Preto e do Touro Branco e sentir o acolhimento do povo de Barreirinha”.
Cobertura multiplataforma

A Rede Rios de Comunicação realiza uma cobertura multiplataforma do XXXV Festival Folclórico de Barreirinha. Em parceria com a Prefeitura Municipal da cidade, a equipe da rádio Rios FM 95,7, do jornal e do portal Rios de Notícias mostram os bastidores e a disputa dos Touros Branco e Preto.
*Com informações de Keynes Breves






