Júnior Almeida – Rios de Notícias
FONTE BOA (AM) – Após críticas e transtornos pelo fechamento do principal porto de Fonte Boa, a 680 quilômetros de Manaus, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) respondeu às cobranças da comunidade sobre a falta de estrutura para embarque e desembarque de mercadorias e passageiros na região.
Em nota enviada ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, o órgão informou que a previsão é de que as obras de reforma da Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) do município sejam concluídas apenas em julho de 2026.
Enquanto isso, o departamento avalia a criação de um porto alternativo. “Para garantir o atendimento à população durante o período de interdição, o DNIT está avaliando a implantação de um porto provisório no município”.
Leia também: Com porto fechado, moradores de Fonte Boa encaram lama e risco em acesso improvisado
“O estudo técnico que definirá a localização mais adequada desse porto alternativo também considerará a melhoria da estrada de acesso, com o objetivo de minimizar impactos à população e assegurar a eficiência operacional”
Dnit
Ainda segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, eventuais custos adicionais para a construção do porto provisório de Fonte Boa serão absorvidos no processo.
Denúncia
Um vídeo que circulou nas redes sociais e foi divulgado pelo Jornal da Rios, da Rádio Rios 95,7, nessa segunda-feira, 18, revela que o acesso improvisado ao porto particular localizado no bairro Baré carece de infraestrutura adequada e representa riscos para a população.
Na última semana, o prefeito Lázaro Araújo de Almeida (Republicanos) havia reclamado da falta de aviso prévio sobre a desmontagem da estrutura principal do porto. Ele afirmou que a Prefeitura, junto com o Governo do Estado e o Dnit, trabalha para criar alternativas.
Em resposta ao RIOS DE NOTÍCIAS, o gestor reforçou que a prioridade é garantir um porto emergencial. “No máximo em duas semanas, o município de Fonte Boa já possa estar contando com um porto provisório”, respondeu à reportagem.
Leia a nota do Dnit:
“A previsão é que as obras de reforma da IP4 de Fonte Boa sejam concluídas em julho de 2026. Para garantir o atendimento à população durante o período de interdição, o Dnit está avaliando a implantação de um porto provisório no município. O estudo técnico que definirá a localização mais adequada desse porto alternativo também considerará a melhoria da estrada de acesso, com o objetivo de minimizar impactos à população e assegurar a eficiência operacional. Caso sejam identificados custos adicionais, estes serão devidamente absorvidos no processo”.
Dnit












