Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Cadeirante e diagnosticado com paralisia cerebral, um jovem de 24 anos chamado Rafael Souza, natural de Nova Itarana, interior da Bahia, tem inspirado leitores com a sua história de superação por meio do livro Diário de Rafael que foi lançado oficialmente em maio deste ano.
A obra conta a história do próprio Rafael que com determinação e bom humor desviou de muitos obstáculos e venceu desafios. O livro traz reflexões e lições importantes que destacam que nenhuma limitação deve impedir alguém de viver.
Leia também: Fonte Boa se prepara para Festival dos Bumbás com Corajoso e Tira-Prosa
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS entrevistou o escritor Rafael Souza que colocou suas vivências do livro e falou sobre a sua experiência durante a produção da obra.
Processo de Escrita
Para o escritor, o processo em transformar sua trajetória pessoal em escrita narrativa foi emocionante e ao mesmo tempo desafiador. Na visão dele foi como abrir o seu coração pro mundo, em que ele não quis só contar sua história, mas também mostrar que a vida mesmo com obstáculos pode ser vivida com um sorriso no rosto. “Lembrei de cada vitória, cada abraço, cada vez que Deus me mostrou que minha vida tem propósito“, ressalta.
Rafael Souza destacou que transformar tudo isso em palavras foi como transformar dor em força e que o livro não é só sobre ele, mas sobre todos que enfrentam desafios e seguem em frente. “Hoje eu seguro esse livro nas mãos com orgulho”, informou.
Cronologia da história
A estrutura dos capítulos foi pensada fazendo alusão a caminhada de sua vida, representando uma fase, um aprendizado e uma virada trazendo toques emocionais e reflexivos, mostrando que desde a infância até os dias atuais muitas coisas foram importantes para a construção do ser humano que ele é hoje.
“Você vai encontrar desde os primeiros desafios da paralisia cerebral, passando pela escola, pelas amizades, até os sonhos que pareciam impossíveis, mas se realizaram“, contou.
Para ele, a ideia é que cada capítulo fosse como um degrau, porque em sua visão a vida tem escadas com quedas, superação e recomeços, mas que apesar de tudo, os obstáculos negativos devem ser enfrentados. “É sobre todos que enfrentam lutas e continuam acreditando“, evidencia.
O autor utilizou o humor, onde ele aparece naturalmente porque aprendeu que rir é a melhor forma de amenizar os problemas. “O humor mostra o quanto sobrevivi”, declarou.
Próximos passos

Ele contou que no dia do lançamento do seu livro, não pôde segurar a emoção, porque para o autor não era simplesmente um livro sendo lançado, mas também a realização de um sonho que parecia impossível para muita gente. “A emoção tomou conta, porque ali estavam professores, amigos, vizinhos, minha mãe — pessoas que viram de perto cada batalha“, indicou.
O livro também é para ele como se fosse um recomeço de sua vida e que foi muito importante dividir essa conquista com toda a cidade, ele informou que recebeu muitos feedbacks positivos sobre a sua obra. “Cada pessoa que acreditou em mim estava naquele palco também”, pontua.
O autor já está planejando lançar um segundo livro para continuar contando a sua jornada, mas contando com um olhar mais profundo sobre tudo que viveu desde o lançamento do primeiro livro. “No próximo livro, quero abordar temas como: a vida depois da superação, o papel da espiritualidade e do propósito, a importância do apoio emocional e das amizades verdadeiras e reflexões sobre inclusão, acompanhados de bom humor”, enfatiza.
Rafael Souza contou também que não vai se limitar somente aos livros e pretende continuar inspirando outras pessoas utilizando outros meios, como palestras motivacionais, documentário, peça teatral e buscando parcerias e apoio. “A verdade é que eu não quero só contar uma história. Quero viver essa missão com intensidade e fazer o público sentir que também pode vencer“, reforça.






