Redação Rios
MANAUS (AM) – A cheia dos rios no Amazonas já afetou 133.711 famílias em diversos municípios do estado, totalizando aproximadamente 534.829 pessoas impactadas diretamente.
As informações constam no boletim mais recente do Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais, divulgado nesse sábado, 17/7.
Leia também: Influenciador Will Robson se envolve em acidente de trânsito em Manaus
Das nove calhas de rios monitoradas, todas já entraram em processo de vazante: De acordo com os decretos municipais das 62 cidades amazonenses.
- 42 municípios estão em Situação de Emergência
- 13 estão em Alerta
- 1 em Atenção
- 6 permanecem em Normalidade
Saúde
Para auxiliar as áreas mais atingidas, 72 kits de medicamentos foram distribuídos para os municípios de Apuí, Boca do Acre, Manicoré, Humaitá, Ipixuna, Guajará e Novo Aripuanã, beneficiando mais de 35 mil pessoas.
Em Apuí, foram entregues seis cilindros de oxigênio, medicamentos e insumos hospitalares para reforço ao atendimento local.

Educação
De acordo com o levantamento da Secretaria de Estado de Educação, 453 alunos foram afetados pela cheia nos municípios de Anamã, Itacoatiara, Novo Aripuanã e Uarini. Apesar das dificuldades, os estudantes seguem acompanhando o calendário por meio do programa “Aula em Casa”.
Solidariedade
Ajuda humanitária as pessoas afetadas pela cheia dos rios, municípios como Humaitá, Manicoré, Apuí, Boca do Acre, Borba, Anamã, Amaturá, São Paulo de Olivença, Tonantins, entre outras, receberam alimentos, caixas d’água, kits purificadores e água potável como forma de suporte às famílias impactadas.






