Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Moradores denunciaram a falta de manutenção da estrutura de uma quadra localizada no Conjunto Manoa, zona Norte de Manaus. A população alega que a reforma da quadra foi uma das promessas da última campanha eleitoral do prefeito David Almeida (Avante).
Vídeos enviados ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, nesta quinta-feira, 10/7, mostram a situação de abandono em que se encontra a quadra.

Leia também: David diz que maior agradecimento que já recebeu ‘não foi ter recapeado as ruas de Manaus, foi por ter feito cultura’
A moradora Roseane Santana, 61, autônoma, destacou que durante a campanha para a Prefeitura de Manaus, em 2024, David Almeida havia prometido dar uma melhor estrutura para a quadra. “Foi promessa do prefeito em campanha ao adentrar ao Conjunto Manoa. Ele prometeu em campanha que essa quadra ia ser coberta”, informou.

“Prefeito, cumpra com a sua promessa. A comunidade precisa dessa quadra, nós ficamos impossibilitados quando chove e quando faz um sol escaldante devido a falta da cobertura”, informou uma moradora em um vídeo divulgado nas redes sociais.
A quadra é utilizada diariamente por diversos públicos que frequentam o local por meio de projetos que dão uma melhor qualidade de vida a jovens, adultos e idosos.
“Precisamos de que? Cobertura e reforma, foi dito há um ano atrás que teríamos essa reforma, porém, a quadra tá danificada. Nunca vi a prefeitura vir aqui pra fazer o reparo da quadra, quem sempre faz isso é a comunidade”, afirmou outra moradora em vídeo nas redes sociais.
Comunidade se mobiliza
Roseane Santana informou que, enquanto a manutenção da Prefeitura de Manaus não chega, a própria população tem tirado dinheiro do bolso para custear os ajustes na quadra.
“Sobre a manutenção, ficou estipulado cada um dar 30 reais por mês pra essa manutenção destinada a pintura, buraco, trave, tela. Enfim, mesmo com essa vaquinha, não temos condições de custear a cobertura”, destacou.
O morador Francisco Wilson tem se mobilizado para que o poder público possa fazer algo a respeito da quadra. Ele mora em frente ao local e está providenciando um tablado para a quadra.
“O único objetivo desse movimento é trazer benefícios para a quadra, para a área social aqui da comunidade, tanto Manoa, como Colônia Santo Antônio, Terra Nova, toda a comunidade que faz parte dessa região toda aqui, a nossa união já é uma grande alavancada para nós conseguirmos os objetivos com o Poder Público”, informou.
Abaixo-assinado
Os moradores da área, cansados de esperar pelo poder público, providenciaram um abaixo-assinado com o intuito de trazer visibilidade para as necessidades da região relacionadas a quadra.

O presidente da associação de moradores do Conjunto Manoa, André Macedo é uma das pessoas que tem organizado esse documento para ajudar a população que frequenta diariamente a área.
“A finalidade é a cobertura da quadra que é um anseio da comunidade há mais de 30 anos, onde muitos jovens, adultos, mulheres, crianças e idosos usufruem dessa quadra que é a única praça de esportes que existe pra comunidade. O abaixo assinado que estamos fazendo já vai dizer o que estamos especificando”, contou.
Roseane Santana iniciou o levantamento de assinatura de pessoas que frequentam a quadra para compor a reinvindicação. “Hoje eu iniciei o levantamento da assinatura de alguns alunos e alunas sobre a quadra do Conjunto Manoa, com certeza recolherei bastante assinaturas”
Sem resposta
A reportagem do Portal RIOS DE NOTÍCIAS entrou em contato com a Prefeitura de Manaus e com a Secretaria Municipal Infraestrutura Urbana (Seminf) para buscar esclarecimentos sobre a possibilidade de melhorias na estrutura da quadra do Conjunto Manoa, mas até o momento não houve retorno. O espaço segue aberto para manifestação.






