Gabriel Lopes – Rios de Notícias
PARINTINS (AM) – Parintins contará com três pontos para denúncias de ocorrências policiais durante o 58° Festival Folclórico, que inicia nesta sexta-feira, 27/6, e vai até o domingo, 29.
De acordo com a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), 80 agentes foram mobilizados para atuação na Ilha Tupinambarana.
A Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Parintins, no bairro Itaúna, funcionará como Central de Flagrantes, em regime de plantão 24h. A Delegacia Móvel está instalada no Porto de Parintins e funcionará de 8h às 14h. Uma outra unidade funcionará nas dependências do Bumbódromo, durante as apresentações.
Leia mais: Obra na Orla de Parintins apresenta rachaduras e riscos às vésperas do Festival
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS conversou com o delegado Paulo Mavignier, diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), que detalhou como os turistas e os parintinenses devem proceder caso sejam vítimas de algum crime. A denúncia será investigada a partir do registro do Boletim de Ocorrência.
“É uma movimentação intensa de passageiros, de embarcações que estão atracando no porto e essa orla está segura. Trouxemos policiais preparados, treinados para entregar uma segurança de qualidade para tornar o Festival de 2025 o festival mais seguro de todos os tempos”, comentou o delegado.
Importunação sexual
A delegada Patrícia Leão, titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM), reforçou a importância da denúncia em casos de importunação sexual durante o Festival Folclórico de Parintins. Ela ressaltou que o crime acontece quando a vítima passa por algum episódio com toques indesejados em seu corpo.
“A partir do momento que aquele homem tocar em alguma parte sem a permissão dela, já é considerado importunação sexual. Portanto, a polícia está preparada para atender a qualquer tipo de ocorrência nesse sentido. Basta buscar a Delegacia que vai encontrar ali a forma de denunciar”, apontou a delegada.












