Nayandra Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A contagem regressiva para o 58° Festival Folclórico de Parintins está a todo vapor, e a ordem de apresentação dos bois-bumbás foi definida neste sábado, 21/6: o Boi Garantido abre a primeira noite do festival, 27/6, enquanto o Boi Caprichoso será o primeiro a entrar na arena nas duas noites seguintes, 28 e 29/6.
Com isso, o Boi da Baixa do São José encerra o espetáculo nos dias 28 e 29. Já o Boi azulado, que busca seu tetracampeonato, fará as aberturas das apresentações nas noites de sábado e domingo.
A definição segue o sistema de sorteio entre os bois e é fundamental para o planejamento dos itens, alegorias e estratégias de apresentação de cada agremiação.
Temas dos bois para 2025
Neste ano, o Boi Caprichoso defenderá o tema “É Tempo de Retomada”, uma homenagem à ancestralidade e ao equilíbrio com a natureza, apostando em um manifesto pela vida, pelo planeta e pelas práticas sustentáveis como caminho para o futuro.
Já o Boi Garantido leva à arena o espetáculo “Boi do Povo, Boi do Povão”, exaltando suas raízes populares, a relação com a comunidade e o compromisso com a preservação cultural da Amazônia e de seus povos.
A Ilha já vibra com o “Rios na Ilha”
A REDE RIOS DE COMUNICAÇÃO desembarca novamente na Ilha Tupinambarana, a 369 quilômetros de Manaus, para a cobertura completa do maior espetáculo folclórico a céu aberto do mundo. O projeto “Rios na Ilha” estará presente no festival com reportagens especiais, transmissões ao vivo, entrevistas e bastidores exclusivos.
A cobertura já acontece desde o início do ano no portal Rios de Notícias, na edição impressa e digital do jornal e na Rádio RIOS FM 95,7, com o programa Rios na Ilha levando informação, toadas e entrevistas todas as quintas-feiras, às 20h.
Festival com grandes parceiros
Em 2025, o Rios na Ilha conta com o apoio da Eneva, maior operadora privada de gás natural do Brasil, e do Centro Universitário Fametro, referência em educação no Norte do país.






