Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Durante a sessão plenária ocorrida na terça-feira, 27/5, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva, sofreu críticas dos parlamentares da Câmara Municipal de Manaus.
As críticas ocorreram por conta da posição contrária da ministra com relação ao novo marco do licenciamento ambiental, aprovado pelo Senado, que flexibiliza o processo do licenciamento, também conhecido como PL 2.159/2021.
Leia também: Bolsonaro confirma Maria do Carmo como pré-candidata da direita ao Governo do Amazonas
O tema ocupou vários minutos da sessão plenária, após a temática ter sido colocada em pauta pelo vereador João Paulo Janjão (Agir – AM). A discussão era voltada a críticas direcionadas à ministra do Meio Ambiente e sobre as falas dela relacionadas a BR-319.
“Ah, vamos pavimentar, vai aumentar o desmatamento. Não, vamos pavimentar e vamos policiar pra que o desmatamento não aumente. As falas da ministra Marina Silva muitas vezes parecem ser de quem nem sequer chegou a visitar a BR-319. Algum trecho, pelo menos. E eu quero informar a ministra, se ela não sabe, que a BR-319 já existe. BR-319 já tá lá. O que a gente quer é que ocorra pavimentação. O marco de licenciamento ambiental possibilita isso”, destaca o parlamentar.
O vereador Allan Campêlo (Podemos-AM) também repudiou as falas de Marina Silva durante a sessão: “A gente sabe que para o nosso estado o desenvolvimento sustentável é o futuro. A zona franca, mesmo com prorrogação, tem dias contados, então o nosso futuro, o desenvolvimento é sócio-econômico do nosso estado. Tem que andar na linha do desenvolvimento sustentável. Enquanto a gente tiver uma ministra com a cabeça igual à da Marina, o Amazonas não vai crescer e o Brasil também não”, enfatizou o vereador.
Marina Silva no Senado
Em uma audiência pública realizada na terça feira, 27/5, no Senado Federal, Marina Silva discutiu com alguns senadores e acabou se retirando da sessão após afirmar ter se sentido ofendida. Na ocasião, a ministra discutiu com alguns senadores, entre eles, Plínio Valério (PSDB-AM) e Omar Aziz (PSD-AM).
A ministra estava em uma audiência pública para debater a criação de unidades de conservação na Região Norte.












