Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Moradores da rua Dr. Solon Pinheiro, no Conjunto Manoa, bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus, se assustaram após receberem um comunicado impresso nas faturas de água, informando que a partir de junho de 2025 a tarifa de esgoto será de 80% sobre o valor do consumo de água.
No entanto, conforme apurado pelo portal RIOS DE NOTÍCIAS, não se trata de uma cobrança automática para todos os consumidores, mas sim de um comunicado padrão, enviado pela concessionária Águas de Manaus, informando que a tarifa passará a esse percentual, conforme o que já havia sido acordado com a Câmara Municipal de Manaus (CMM) e a Agência Reguladora (Ageman) após a CPI da Água, em 2023.
Segundo a Águas de Manaus, a cobrança só será aplicada aos imóveis que já têm o serviço de esgoto disponível para conexão. Ou seja, quem ainda não possui a infraestrutura de coleta e tratamento de esgoto implantada no seu bairro ou rua não será cobrado.
O que causou a confusão
A moradora Inês Leite, de 60 anos, foi uma das que ficaram preocupadas. “Na minha rua nem começaram a obra. E veio esse comunicado dizendo que vão cobrar 80%. Como vamos pagar por algo que não temos?”, questionou.
A medo foi reforçado por Vanete Gonçalves, de 62 anos que afirmou não achar justo. “Aqui nem entraram para quebrar. Não acho justo pagar por um serviço que nem chegou.”
Já Moacir Vieira, capitão da reserva da Polícia Militar, também expressou indignação. “Colocaram canos em algumas ruas, mas não ligaram às casas. Como vamos pagar uma taxa de 80% sem ter o serviço? É um absurdo.”
O principal motivo da confusão foi que o comunicado foi impresso em todas as faturas, inclusive para quem não possui acesso ao esgoto, gerando a falsa percepção de que todos seriam cobrados.

O que diz a concessionária
Em nota enviada ao Portal Rios de Notícias, a Águas de Manaus reforçou:
“A cobrança será apenas para aqueles imóveis que têm rede de esgoto disponível para conexão. Locais que ainda não contam com o serviço não serão cobrados, mesmo que tenham recebido a mensagem na fatura.”
A concessionária explicou ainda que a tarifa de esgoto será reduzida para 80% do consumo de água, conforme o acordo firmado com a CMM e a Ageman. Antes, o percentual era de 100%. Essa cobrança reduzida será válida até 2027.
Atualmente, apenas 34% da cidade de Manaus possui infraestrutura de coleta e tratamento de esgoto, mas há previsão de universalização do serviço até 2033, com investimentos superiores a R$ 2 bilhões.
Como saber se você será cobrado?
- Se não há rede de esgoto disponível na sua rua ou bairro, não haverá cobrança.
- O comunicado impresso é apenas informativo, sobre uma mudança na tarifa válida apenas para quem já tem o serviço.
- Em caso de dúvidas, o consumidor pode entrar em contato com a Águas de Manaus pelos canais oficiais ou verificar diretamente se o imóvel está conectado à rede de esgoto.
Cronograma da universalização
Segundo a Águas de Manaus, diversas obras estão em andamento para ampliar o acesso ao sistema de esgoto na cidade. A expectativa é que, até 2033, toda a capital tenha infraestrutura de coleta e tratamento, beneficiando o meio ambiente e a saúde pública, especialmente com a recuperação de igarapés.












