Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Com a aproximação do período junino, grupos folclóricos de Manaus intensificam os preparativos para suas aguardadas apresentações. A Feira Folclórica de Manaus, que teve início em 1º de maio e se encerra no próximo domingo, 18/5, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, na Bola da Suframa, zona Sul da capital, é uma prévia animada do que está por vir em junho.
O portal RIOS DE NOTÍCIAS conversou com os organizadores de duas das mais tradicionais quadrilhas juninas da cidade para entender como estão os preparativos para os shows deste ano. As veteranas “Os Caipiras Afobados” e “Amor de São João” têm se dedicado aos ensaios, buscando garantir apresentações cheias de energia e alegria.
Amor de São João: 15 anos de tradição e resistência cultural

A quadrilha junina “Amor de São João”, que representa o bairro Compensa 1, na zona Oeste, completou 15 anos de história. Com 22 pares de dançarinos, os ensaios começaram logo após o Carnaval, e o grupo já marcou presença na Feira Folclórica de Manaus.
“Nossa quadrilha conta com oito pessoas na equipe de apoio, incluindo a coordenação. É fundamental manter viva a tradição das quadrilhas juninas, especialmente porque, nos festivais, o foco costuma ser nos bois de Parintins. Queremos oferecer aos jovens uma alternativa de interação e inclusão”, explicou Rosimeyre Rodrigues Matheus, artesã de 52 anos e uma das organizadoras.
Os Caipiras Afobados: 24 anos de cultura e inclusão

Já “Os Caipiras Afobados”, que representam o bairro Crespo, zona Sul de Manaus, completaram 24 anos de trajetória. Com ensaios iniciados em novembro, o grupo mantém uma rotina intensa e busca constantemente novos integrantes. São 36 pares de dançarinos, oriundos de diferentes áreas da capital.
“É essencial valorizar as quadrilhas juninas, pois elas representam uma importante manifestação cultural e social. Infelizmente, o foco costuma ser nos bois de Parintins, enquanto há diversas outras expressões culturais pelo estado”, destacou Richard Bezerra Conrado, 46 anos, organizador da quadrilha.
O grupo também participa dos ensaios da Liga das Quadrilhas Juninas do Amazonas (LIQUAJUAM), que reúne 38 quadrilhas da cidade. Os encontros ocorrem na zona Oeste e no bairro da Aparecida, no Centro.

Convite ao público
“Gostaria de convidar os manauaras e turistas a prestigiarem nossas apresentações na Feira Folclórica de Manaus. É um trabalho feito com muito carinho, por artistas e apaixonados pela cultura, sejam profissionais ou não. Serão duas semanas de muita alegria e comidas típicas”, finalizou Conrado.
A Feira Folclórica de Manaus segue até o dia 18 de maio, reunindo atrações culturais, gastronomia e artesanato, em uma celebração das tradições juninas da região.






