Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A jornalista e escritora Mazé Mourão celebrou seus 72 anos neste domingo, 6/4, com o lançamento do seu oitavo livro, “Mazé na Ilha”, em um evento especial realizado no The Library – ICBEU, no Centro Histórico de Manaus. A data, às vésperas do Dia do Jornalista, marcou uma tripla celebração: aniversário, carreira literária e amor pela cultura amazonense.
A nova obra reúne crônicas escritas ao longo de uma década, oferecendo ao leitor a visão sensível e crítica de Mazé sobre temas culturais, sociais, históricos e políticos da Ilha Tupinambarana. As páginas também revelam bastidores nostálgicos do icônico Festival Folclórico de Parintins, com o olhar de quem viveu intensamente o cotidiano da cidade.
“É emoção tripla, né? A emoção de estar lançando mais um livro, meu oitavo livro, como se estivesse nascendo um filho. Faz parte junto dos meus três filhos: esse aqui é mais um”, declarou.
Mazé Mourão, jornalista
A jornalista também relembrou sua relação afetiva com Parintins, onde trabalhou por dez anos, assinando a coluna “Mazé na Ilha” no jornal A Crítica. “É falar de um lugar que sou completamente apaixonada, e ao mesmo tempo celebrar meu aniversário com saúde, felicidade e essa nova conquista”, destacou a jornalista.
Mazé compartilhou ainda sua expectativa quanto ao impacto do livro nas novas gerações: “Essa obra tem o poder de despertar o orgulho pela nossa identidade amazonense e valorizar nossas raízes culturais. Espero que os mais jovens possam sentir essa conexão com nossa história e tradições.
Durante o evento, o artista plástico Turenko Beça, amigo de longa data de Mazé, compartilhou ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS sua admiração pela autora. “Eu conheço a Mazé desde que era criança. Ela me conhece desde os tempos em que meu pai, o escritor Anibal Beça, ocupou a cadeira que hoje é dela na Academia. E é um orgulho enorme ver o lançamento de mais um livro dela, uma mulher tão incrível, inteligente e produtiva”, disse.
Outros livros
No universo literário, Mazé Mourão é autora de diversas obras, entre elas: A Lágrima Silente (1989), Boa Mesa por Mazé Mourão (2008), Crônicas (2009), Poucas & Boas (2014), Histórias de Vidas, Cotidiano Pitoresco e Testei Positivo, lançado em 2023.
Atualmente, Mazé ocupa a cadeira nº 28 da Academia Amazonense de Letras, cujo patrono é Annibal Theophilo. Com Mazé na Ilha, ela reafirma seu compromisso com a valorização da cultura regional, encantando leitores com sua escrita envolvente e carregada de identidade amazônica.






