Nicolly Teixeira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A Igreja de São Sebastião, um dos patrimônios históricos mais importantes da capital amazonense, anunciou nesta quarta-feira, 5/2, a suspensão de suas atividades religiosas, incluindo missas, casamentos e demais sacramentos, por tempo indeterminado.
O comunicado foi emitido pela Arquidiocese de Manaus, que acatou a solicitação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para interromper as atividades devido ao desprendimento do forro e danos no telhado do templo, incluindo vazamentos de água da chuva.
A paralisação temporária visa garantir a segurança dos fiéis, visitantes e da própria estrutura da igreja, que foi tombada como Patrimônio Histórico pelo Conselho Estadual de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico do Amazonas (CEDPHA) em 1988.
Apesar da suspensão, as missas semanais, encontros de catequese, grupos e demais atividades pastorais continuarão acontecendo no Salão Paroquial da Igreja São Sebastião. Já as missas dominicais serão celebradas na Capela do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora.
Ainda não há um prazo definido para a retomada das atividades na igreja, mas a Arquidiocese reforça seu compromisso em preservar esse importante patrimônio histórico e religioso de Manaus.
Nota do IPHAN
Em nota divulgada pelo IPHAN, no mês de janeiro, durante a obra na igreja de São Sebastião foi identificado um problema com risco ao forro e teto. Esse problema que não estava previsto no cronograma da obra e foi evidenciado pelo volume de chuvas.
A empresa responsável pela obra acionou o IPHAN para informar sobre a situação, foi recomendado que fosse feito o escoramento do teto para evitar acidentes, o que foi prontamente realizado, bem como a interdição até que outras medidas necessárias possam ser tomadas.






