Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Um conjunto de intervenções estratégicas no trânsito da capital amazonense foi divulgado nesta quinta-feira, 16/1, pela Prefeitura de Manaus. As ações, previstas para serem implementadas até o dia 25, incluem a instalação de novos semáforos, alterações no sentido de circulação das vias e a criação de novos retornos, com o objetivo de otimizar a mobilidade em ruas e avenidas movimentadas.
As mudanças serão realizadas nas avenidas Constantino Nery, Djalma Batista, Pedro Teixeira, rua da Indústria e Loris Cordovil. Entre as intervenções estão: alterações de sentido nas vias, abertura de retornos, mudanças na sinalização vertical e horizontal, instalação de semáforos e uma revisão das rotas de transporte público.
Leia também: Manaus ocupa 8ª posição no ranking nacional de aluguéis mais altos do Brasil
Conexão direta na Constantino Nery
Uma das principais novidades é a ligação direta entre as avenidas Constantino Nery e Torquato Tapajós, eliminando a necessidade de semáforo próximo à Estação de Transferência 2 (Arena).
A nova alça de acesso, localizada em frente ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), permitirá que os motoristas sigam em direção à Torquato Tapajós de forma mais rápida e eficiente.
Com essa alteração, o semáforo atual será mantido apenas para ônibus que atendem à estação e para motoristas que acessam a rua Loris Cordovil. A mudança promete reduzir em pelo menos 25% o tempo de espera no trânsito no sentido Centro-bairro, além de melhorar o fluxo no sentido oposto.
“Com isso, o semáforo que temos hoje na Pedro Teixeira com a Constantino Nery, que atualmente funciona em três ciclos, ou seja, três tempos, será reduzido para dois tempos. Essa mudança resultará, com toda certeza, em uma redução de 25% a 30% no tempo de espera dos condutores que passam por aqui diariamente“, ressaltou o prefeito em exercício Renato Júnior (Avante).
Alterações na avenida Pedro Teixeira e rua da Indústria
Na avenida Pedro Teixeira, o trecho entre as avenidas Constantino Nery e Djalma Batista será reorganizado para operar em sentido único, eliminando o contrafluxo e os riscos de acidentes. A medida visa garantir uma circulação mais segura e eficiente na área.
Já a rua da Indústria será reestruturada como principal acesso entre as avenidas Djalma Batista e Constantino Nery, no sentido oposto ao da Pedro Teixeira. Com a abertura de canteiros centrais e novos semáforos, os motoristas terão uma rota mais ágil e segura para acessar as duas avenidas, tanto no sentido bairro quanto no sentido Centro.
Viaduto de Flores
No trecho da avenida Constantino Nery sob o viaduto de Flores, será feita uma adequação geométrica no retorno do sentido Centro-bairro. A obra inclui a abertura de uma nova faixa para facilitar o acesso à avenida Torquato Tapajós, melhorando a fluidez no trânsito.
Essa intervenção também tem como objetivo aumentar a segurança dos condutores e pedestres em uma área de alta densidade de tráfego.
Transporte público
Usuários do transporte coletivo também serão beneficiados com as mudanças. Diversas linhas, como 010, 207, 213, 214, 215, 223, 227, 654, 675, 678, A202, A206, A402 e A407, continuarão operando normalmente no sentido bairro. Já no sentido Centro, as linhas 118, 540, 652 e 672 terão seus trajetos ajustados para atender às novas rotas.
Além disso, um novo ponto de ônibus será instalado na rua da Indústria para proporcionar maior comodidade e agilidade aos passageiros da região.
Sinalização e segurança
A reestruturação viária também inclui um reforço na sinalização horizontal e vertical. Serão implementadas novas faixas de pedestres, áreas de espera para motocicletas, setas direcionais e marcações em áreas de conflito. Placas de regulamentação e advertência serão instaladas para garantir maior clareza nas rotas e segurança para motoristas e pedestres.
*Com informações da assessoria






