Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Rio Negro permanece abaixo da cota mínima de segurança para banho na praia da Ponta Negra, que é de 16 metros. Desde o mês de setembro, o afluente vinha apresentando uma descida contínua, e nesta terça-feira, 3/12, o nível registrado é de 14,49 metros, conforme informações do Porto de Manaus.
A cota de segurança é uma medida estipulada por um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em 2013, que determina a interdição da praia por questões de segurança sempre que o nível do rio atinge a marca de 16 metros.
Desde 17 de setembro, o principal ponto turístico de banho da capital amazonense segue interditado. Como parte das medidas de orientação aos banhistas, foram instaladas placas de aviso no local.
Leia mais: Rio Negro sai do nível ‘seca extrema’ e sobe para 14,18 metros
No início de outubro, o rio negro superou a marca histórica de 2023, que até então era de 12,70 metros, alcançando 12,66 metros. A situação crítica já era esperada devido à variação diária do nível do rio, que apresentava uma queda média de 0,14 centímetros.
No dia 9 de outubro, o rio atingiu sua pior marca registrada, marcando 12,11 metros, o menor nível desde o início do monitoramento, em 1902. Os dados foram divulgados pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), sinalizando a pior seca dos últimos 122 anos.
Durante o mês de novembro, o rio negro apresentou variações no nível, um fenômeno conhecido como “repiquete”, caracterizado por oscilações repentinas, com subidas e descidas de 3 a 6 centímetros.
Agora, em dezembro, o afluente passa oficialmente ao status de “seca”, após sair da condição de “seca extrema”, dados do SGB.






