Redação Rios
PARINTINS (AM) – A função de aproximar o cartão ou o celular, é o método mais rápido e eficiente para realizar um pagamento, e será um dos mais usados na Ilha Tupinambarana. Quem estiver em Parintins para prestigiar a apresentação dos bois Caprichoso e Garantido precisam estar atentos ao realizar uma transação.
A Ilha receberá muitos visitantes para o 56º Festival Folclórico de Parintins. E, acima de tudo é necessário cuidado e atenção no momento de fazer compras em um evento bastante movimentado.
Conforme o delegado Antônio Rondon, titular da Delegacia Especializada em Repreensão em Crimes Cibernéticos (Dercc), embora essa tecnologia ajude a fazer a transferência de maneira rápida, os usuários precisam estar atentos aos possíveis riscos.
Em relação aos cartões, é necessário tomar cuidado com indivíduos que podem se aproveitar da habilitação do mecanismo para roubar e/ou clonar os cartões dos usuários, bem como fazer apropriação indevida do objeto.
“No caso do roubo e/ou clonagem, os infratores usam dispositivos fraudulentos, como terminais de pagamento, para copiar informações do cartão sem o conhecimento do usuário”, disse o delegado.
O titular ainda ressalta que os visitantes precisam prestar atenção durante o festival, também, aos seus celulares que possuem funcionalidade NFC (Comunicação de Campo Próximo) ativa. A principal utilidade deste mecanismo é efetuar pagamentos de compras pelo celular, sem o uso de cartões de crédito ou débito.
“Em caso de roubo ou furto dos aparelhos celulares, os indivíduos podem ter acesso aos dispositivos e tentar utilizar o mecanismo para efetuar compras indevidas”, falou Antônio.
Orientações
O titular da Dercc informa que há algumas medidas necessárias que o usuário adotar e se proteger dos possíveis ricos de aproximar o cartão ou o celular.
“É necessário que o usuário mantenha seu aparelho celular seguro, usando senhas e biometria. Sempre monitorar as transações bancárias no aplicativo do banco, para identificar qualquer atividade suspeita, e ativar as notificações para receber alertas instantâneos sobre atividades incomuns. E, além disso, se possível, limitar o uso do pagamento por aproximação apenas em situações que sejam necessárias e confiáveis”, alertou.
*Com informações da Assessoria






