Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia visitou, nessa terça-feira, 30/7, a comunidade indígena Parque das Tribos, localizada no Tarumã Açu, na zona Oeste de Manaus, e reforçou o empenho da Corte Superior Eleitoral com as eleições deste ano.
A primeira visita da ministra foi na sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Ela acompanhou a apresentação da estrutura e o planejamento logístico para a realização do pleito no Estado.
O acompanhamento é importante dada a estrutura logística complexa na região amazônica, onde há muitas comunidades com eleitores indígenas aptos a votarem no Amazonas.
Leia também: Eleições 2024: aldeias do Amazonas recebem ações da Justiça Eleitoral
Outro fator relevante para entender o planejamento logístico para as eleições 2024 é a severa seca dos rios que já iniciou no Sul do Amazonas. Vista com total atenção pela Corte Eleitoral Amazonense.
A última visita que o Amazonas recebeu foi a do ministro Gilmar Mendes em 2017, quando houve eleições suplementares e, após sete anos, o Estado volta a receber uma autoridade que exerce a titularidade do TSE.
“Sete anos depois, temos a grata satisfação de receber a ministra Cármen Lúcia – que tomou posse como titular do TSE, no último mês de junho – e esta visita reveste-se de importância. Sua presença, assim sendo, é motivadora e nos indica que temos uma firme liderança”, destacou o presidente do TRE-AM, desembargador João Simões.
A ministra Cármen Lúcia, durante a reunião com os magistrados na sede do TJAM, garantiu que o TSE não medirá esforços para que as eleições sejam realizadas com elevada qualidade operacional. Da sede do TRE-AM, a presidente do TSE foi visitar o Parque das Tribos.


Parque das Tribos
O Parque das Tribos surgiu em 1986, mas somente em 2014 conseguiu reconhecimento da Justiça e da gestão municipal. É o primeiro bairro indígena oficializado pelo poder executivo. Na área urbana vivem mais de 700 famílias de 35 etnias.
Através da educação, da arte e da saúde os moradores do Parque das Tribos lutam por melhores condições de vida e reconexão com a cultura indígena, principalmente, as mulheres que querem respeito.


Em março deste ano, o TRE-AM iniciou os preparativos para as eleições 2024 em vários locais de votação no interior do Amazonas com ações itinerantes, além da abertura de seções.
No dia 20 de março, a aldeia Banawá, localizada na região do município de Canutama, a 614 quilômetros de Manaus, recebeu o atendimento da Justiça Eleitoral voltadas para o pleito deste ano.






