Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Referência mundial em Biologia Tropical, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) completa 70 anos de instalação na Amazônia no sábado, 27/7. Uma programação especial está marcada para comemorar o aniversário, no Bosque da Ciência considerado um dos pontos turísticos científico mais visitados em Manaus, proporcionando lazer e informação para todos.
A partir das 9h30 da manhã, haverá a abertura na Ilha da Tanimbuca do Bosque com o diretor do Instituto, Henrique dos Santos Pereira. Após serão realizados oficinas, jogos, desenhos e exposições educativas.
Leia também: Governo do Amazonas e Inpa articulam soluções conjuntas para combater eventos climáticos extremos
Até 12h deste sábado o público poderá prestigiar as exposições “Amazônia Mapeada”, no Paiol da Cultura. O Programa Ciência na Escola com atividades educativas será trabalhado com o público. A programação é voltada para a população, especialmente, para as crianças , comunitário e as atividades serão gratuitas.


Jorge Lobato, de 57 anos, coordenador do Bosque da Ciência conversou com o Portal RIOS DE NOTÍCIAS, nesta sexta-feira, 26/7, sobre as comemorações do aniversário do INPA.
O coordenador chegou a Manaus no início da década de 90, transferido do Museu Emílio Goeldi (PA), participando de toda a concepção inicial da estruturação dos primeiros traços, em 1992, e da criação do projeto do Bosque.
“Venha participar das comemorações dos 70 anos do INPA o orgulho da Amazônia, com uma programação especial para toda garotada no Bosque da Ciência. Você é nosso convidado. Venha, traga a sua família para ter uma manhã de lazer e de muito conhecimento científico”, convidou o diretor.


INPA
O INPA foi criado em 1952 e implementado em 195. A instituição realiza ao longo dos anos estudos científicos do meio físico e das condições de vida da região amazônica para promover o bem-estar humano e o desenvolvimento socioeconômico regional.
Os primeiros anos do Instituto foram caracterizados pelas pesquisas, levantamentos, inventários de fauna e de flora. Hoje, o desafio é expandir de forma sustentável o uso dos recursos naturais da Amazônia.
Para cumprir o desafio, o INPA possui as coordenações gerais de Capacitação, Administração, Ações Estratégicas, Extensão, e quatro Coordenações de Pesquisas atuando nos seguintes focos: Dinâmica Ambiental; Sociedade, Ambiente e Saúde; Tecnologia e Inovação e Biodiversidade.
O INPA ainda possui quatro núcleos de pesquisas localizados nos Estados do Acre, Roraima, Pará e Rondônia.












