Facebook Instagram Youtube X-twitter

RIOS FM 95,7 AO VIVO

Seu navegador não suporta o elemento audio

  • Início
  • Política
  • Cidades
  • Polícia
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Cultura
  • Municípios
  • Rios na Ilha
  • Especiais
  • Início
  • Política
  • Cidades
  • Polícia
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Cultura
  • Municípios
  • Rios na Ilha
  • Especiais

RIOS FM 95,7 AO VIVO

Seu navegador não suporta o elemento audio

Facebook Instagram Youtube X-twitter
  • Início
  • Política
  • Cidades
  • Polícia
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Cultura
  • Municípios
  • Rios na Ilha
  • Especiais
  • Início
  • Política
  • Cidades
  • Polícia
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Cultura
  • Municípios
  • Rios na Ilha
  • Especiais
Home Cidades

Oi, Vivo e TIM são multadas por propaganda enganosa sobre 5G

Operadoras ainda podem recorrer administrativamente

23 de julho de 2024
em Cidades
Tempo de leitura: 3 min
Telefonia 5G - (Foto: Marcello Casal Jr)

Telefonia 5G - (Foto: Marcello Casal Jr)

FacebookTwitterWhatsapp
Redação Rios

BRASÍLIA (DF) – A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) aplicou multas às operadoras de telefonia Oi, Vivo e TIM por propaganda enganosa. Segundo o órgão, as empresas falharam na prestação de informações corretas, claras, precisas e ostensivas em mensagens publicitárias que induziram os consumidores ao erro, por não informarem com clareza e adequação as limitações das tecnologias conhecidas como DSS (Dynamic Spectrum Sharing) e refarming.

Em processo administrativo, a TIM foi multada em R$ 2 milhões por violação às normas previstas no Código de Defesa do Consumidor. Para a Vivo, a multa será de R$ 1,46 milhão e, para a Oi, de R$ 1,33 milhão. Os recursos serão destinados ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD). 

Leia também: CFM e sociedades médicas pedem à Anvisa liberação do uso do fenol

APP Rios de Notícias APP Rios de Notícias APP Rios de Notícias

Segundo a Senacon, os consumidores foram induzidos ao erro ao acreditar que já poderiam usufruir da tecnologia de quinta geração no Brasil. Na realidade, o serviço anunciado era uma versão inferior, que permite o uso das redes 4G de forma mais próxima ao 5G, mas ainda com limitações comparado ao 5G chamado standalone. Em maio deste ano, a Senacon também impôs uma multa de R$ 922,8 mil à empresa Claro pela mesma prática. 

“As empresas anunciaram a tecnologia 5G sem informar adequadamente que se tratava da versão ‘non standalone’, dependente das tecnologias DSS ou refarming, sem antenas próprias e equipamentos dedicados”, esclarece o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous.

As operadoras ainda podem recorrer administrativamente da decisão. Se renunciarem ao direito de recorrer, terão um desconto de 25% no valor da multa aplicada. 

A Vivo informou à Agência Brasil que não comenta decisões administrativas em curso. A Oi e a TIM ainda não se manifestaram. 

*Com informações da Agência Brasil

Tags: 5GBrasilMultasPropaganda enganosaTimVivo

Mais notícias

‘A ponte está sendo destruída e ninguém faz nada’: morador denuncia danos e cobra fiscalização no Centro de Manaus

‘A ponte está sendo destruída e ninguém faz nada’: morador denuncia danos e cobra fiscalização no Centro de Manaus

22 de junho de 2026
0

Paulo Vitor Castro - Rios de Notícias MANAUS (AM) - Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a insatisfação...

Dia Mundial do Skate reúne centenas de skatistas e celebra cultura urbana em Manaus

Dia Mundial do Skate reúne centenas de skatistas e celebra cultura urbana em Manaus

22 de junho de 2026
0

Lauris Rocha - Rios de Notícias MANAUS (AM) - O Dia Mundial do Skate foi celebrado no Centro de Manaus,...

Brasil bate recorde de passageiros em voos domésticos em 2026

Brasil bate recorde de passageiros em voos domésticos em 2026

22 de junho de 2026
0

Redação Rios BRASÍLIA (DF) - O Brasil registrou um recorde na movimentação de passageiros domésticos nos primeiros cinco meses de 2026,...

Manifestação deve ocorrer em frente à sede do Governo do Amazonas

Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais do Amazonas convoca manifestação por reajuste salarial e auxílio-alimentação

22 de junho de 2026
0

Elen Viana - Rios de Notícias MANAUS (AM) - O Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais do Amazonas (Sispeam) está convocando...

Denúncia aponta espera de mais de um ano no SISREG e falhas na plataforma de telemedicina

Denúncia aponta espera de mais de um ano no SISREG e falhas na plataforma de telemedicina

22 de junho de 2026
0

Júlio Gadelha – Rios de Notícias MANAUS (AM) - O deputado federal Amom Mandel (Republicanos) formalizou denúncias na Secretaria de...

Saiba usar a versão digital da Carteira de Identidade Nacional

Saiba usar a versão digital da Carteira de Identidade Nacional

22 de junho de 2026
0

Redação Rios BRASÍLIA (DF) - A versão digital da Carteira de Identidade Nacional (CIN) pode ser acessada no aplicativo GOV.BR...

Facebook Instagram X-twitter Youtube
  • Sobre Nós
  • Faça sua denúncia
  • Participe do Nosso Grupo de Whatsapp

Anuncie Conosco

  • +55 (92) 3085-7464
  • comercialradio95.7fm@gmail.com
  • Av. Rio Madeira, 444 - Nossa Sra. das Graças
    Manaus-AM - CEP: 69053-030

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem resultado
Ver mais resultados
  • Anuncie Conosco
  • Backup
  • Faça sua denúncia
  • Fale Conosco
  • Modelo categoria
  • Política de privacidade
  • Portal
  • Portal
  • Rede Rios App
  • RETROSPECTIVA 2023
  • RETROSPECTIVA 2024
  • Sobre Nós
  • teste

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.