Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Após Manaus registrar a maior incidência de roubos e furtos de celulares do país, conforme o Anuário de Segurança Pública 2024, a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) informou que está na fase final de aquisição de novas tecnologias para auxiliar no trabalho das forças policiais do Estado.
Por meio de nota, a SSP-AM destacou ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS que as novas tecnologias, que não foram especificadas, irão ajudar as polícias Civil e Militar tanto na redução de roubos e furtos quanto na recuperação de aparelhos celulares, ainda no ano de 2024.
Segundo o órgão, tal tecnologia já é utilizada por outro Estado e demonstrou eficiência tanto nos crimes diretamente ligados quanto a outros crimes indiretamente relacionados ao roubo de celular.
Leia mais: Manaus é a cidade com a maior taxa de roubo e furto de celular do Brasil
A capital do Amazonas aparece no topo do ranking, com taxa de 2.096,3 de roubo e furto de celular para cada 100 mil habitantes. O relatório do Fórum Brasileiro de Segurança Pública analisou as 50 cidades com o maior número de casos do país.

A pesquisa revela que 78% dos roubos ocorreram em via pública, afetando principalmente homens (58% das vítimas). Já os furtos, embora igualmente distribuídos entre gêneros, apresentam uma divisão de 44% em vias públicas e 14% em estabelecimentos comerciais ou financeiros.
SSP-AM aponta redução
A Secretaria de Segurança ressaltou que neste ano, ainda sem o uso da nova tecnologia e apesar de aparecer no topo do ranking, o trabalho integrado das Forças de Segurança resultou entre os meses de janeiro a junho deste ano, uma redução de 11% no índice desses crimes em todo o Amazonas.
Ainda conforme a SSP-AM, no segundo semestre, as forças de segurança terão reforço nas ações de policiamento com o emprego de 1 mil policiais militares.
Guarda Municipal
Apesar da segurança pública ser um dever do Estado, a Guarda Municipal cumpre papel complementar no sistema. Ao riosdenoticias.com.br, também por meio de nota, o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Alberto Siqueira Netto, ressaltou que nos últimos três anos, a Guarda Municipal (GCM) foi treinada, armada e operacionalizada.
“Embora não busquemos holofotes ou protagonismo pela execução eficiente de nosso serviço, a população manauara tem observado uma mudança de paradigma nas operações diárias da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) nos terminais e ruas de nossa cidade”, declarou no texto.

O secretário ressaltou a parceria com a Polícia Militar do Amazonas, que colaborou no treinamento de pessoal da GCM, fez com que o órgão passasse a abordar as linhas de ônibus com maior incidência de assaltos.
Com o mesmo efetivo desde 2014, um concurso público para 200 novos guardas municipais está sendo realizado em Manaus. Atualmente, os candidatos estão na véspera de realizar a última etapa do concurso: o curso de formação.
“Em breve, teremos uma nova turma de guardas totalmente armados e treinados, prontos para proteger o cidadão de forma comunitária. A Prefeitura de Manaus intensificará as ações de patrulhamento por toda a cidade ombreada com a honrosa força da Polícia Militar”, concluiu Alberto Netto.












