Redação Rios
BRASÍLIA (DF) – O Congresso Nacional instalou nesta quinta-feira, 25/5, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará os atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Presidida pelo deputado Arthur Maia (União-BA), a comissão terá o senador Omar Aziz (PSD-AM) como suplente na vice-presidência.
O colegiado também elegeu os senadores Cid Gomes (PDT-CE) e Magno Malta (PL-ES) como vice-presidentes. Ao assumir, o presidente da comissão designou a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) como relatora.

“Temos a responsabilidade de zelar por esse legado democrático, trazido por tantos homens e mulheres, alguns que perderam a sua vida”
Arthur Maia, deputado federal
“Não é razoável que não tenhamos vivido aquilo que aconteceu no dia 8 de janeiro, com a invasão da sede dos Três Poderes e aqui a essa Casa, ao Supremo Tribunal Federal, ao Palácio do Planalto, e nada disso seja investigado por esta própria Casa”, acrescentou o deputado.
A senadora Eliziane Gama ressaltou a importância do debate para o fortalecimento da democracia no país e a representação feminina na mesa que conduzirá os debates na comissão. Na próxima sessão, a parlamentar apresentará o plano de trabalho da comissão. As reuniões serão realizadas semanalmente às quintas-feiras, às 9h.
“Houve uma tentativa de golpe, mas não conseguiram. O fato é claro: todos aqui somos contra aquilo que aconteceu, independentemente do que é base ou oposição”, disse.
*Com informações da Agência Brasil












