Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Abril Laranja é o mês de combate à crueldade animal. A campanha é de extrema importância para combater maus-tratos e violência contra os bichinhos.
De acordo com a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), entre julho de 2023 a abril deste ano, foram registrados mais de 200 boletins de ocorrência de maus-tratos contra animais apenas em Manaus.
Além da agressão física, os crimes incluem deixar o animal acorrentado 24h por dia, abrigar em espaço sem higiene, privar de alimentação e assistência veterinária, entre outros. Segundo a Lei nº 14.064/2020, a pena é de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda do animal.
Leia mais: Cães e gatos precisam de alimentação saudável rica em nutrientes
A veterinária Bárbara de Castro Viana, conversou com o Portal RIOS DE NOTÍCIAS e contou que sempre recebe e atende animais vítimas da crueldade, em Manaus.
“Normalmente as pessoas que buscam animais filhotes e depois que o bichinho cresce não querem mais, não tem paciência pra cuidar ou até mesmo não tem condições de dar qualidade de vida ao animal.”
Diz Barbara Viana.
A médica veterinária, que atua desde 2019 no atendimento clínico de cães e gatos e, atualmente, no atendimento domiciliar, alerta sobre a importância de acolher os animais em vulnerabilidade social.


“O que posso dizer que é um mês de muita luta, onde procuramos concientizar as pessoas que pets não são descartáveis e que eles vão envelhecer assim como nós, humanos, e que merecem todo carinho e respeito. Não comprem, mas adotem um animalzinho que já sofreu o abandono, eles nos trazem muita alegria“, apela a médica.
Disque denúncias
Para denunciar, estão disponíveis os telefones: Batalhão Policiamento Ambiental ((92) 3214-8904 / 9219-3148 / 8146-5495 / 8842-1974); Centro de Controle de Zoonose ((92) 3625-2655); Delegacia Especializada de Meio Ambiente ((92) 3239-3840); Secretaria Municipal de Meio Ambiente (0800-92-2000 / 08000-92-0500); Denúncia Nacional (0800-61-8080); Ibama / Núcleo de Fauna Silvestre de Manaus ((92) 3613-3277); e Refúgio da Vida Silvestre Sauim-Castanheiras ((92) 3618-9345 / 3618-0345).
Cãominhada
Em manaus será realizada, nesta sexta, 26/4, a 2ª Cãominhada do Bem-estar Animal. Conscientizar a sociedade para a campanha ‘Abril Laranja’, de prevenção contra à violência animal e a importância da vacinação, o combate de zoonoses e as necessidades alimentares e de diversão de gatos e cachorros são os objetivos da ação que começa a partir das 17h, na Universidade Nilton Lins, no bairro Parque das Laranjeiras.
Durante o evento haverá gratuitamente, a imunização de cães com a vacina V10, e de gatos e cães contra raiva, além de avaliações cardiorrespiratórias e testes de glicemia nos pets feitas por médicos veterinários.






