Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A conselheira Yara Amazônia Lins tomou posse, nesta segunda-feira, 1º/12, para um terceiro mandato na presidência do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM). A cerimônia reuniu centenas de pessoas no auditório da Corte e marcou um momento histórico: Yara é a primeira conselheira a ser reeleita para comandar o Tribunal.
“Recebo com profunda honra e humildade a recondução ao cargo de presidente desta Casa e agradeço, de coração, a confiança que novamente depositam em mim.”, afirmou Yara ao agradecer a nova recondução.
Por que a reeleição foi possível
A permanência de Yara só foi viabilizada após uma mudança aprovada pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) em 6 de novembro de 2024. O Legislativo autorizou a reeleição para os cargos de direção do Tribunal, com o argumento de alinhar o TCE-AM a práticas adotadas em outros tribunais, como os do Pará, Ceará e a própria Corte de Contas da União (TCU).
O projeto, enviado pelo próprio Tribunal, alterou a Lei 2.324/1996 e passou a permitir uma recondução consecutiva.
Com isso, o Tribunal também ganhou autorização para adiantar a eleição e assim, a votação para o biênio 2026–2027 ocorreu em 7 de novembro de 2024, um ano antes do previsto.
Yara já havia presidido o Tribunal em 2018–2019 e voltou ao cargo em 2024. Agora, será a primeira mulher a liderar a instituição por três mandatos.
Novo corpo diretivo
A posse também confirmou a diretoria para o biênio 2026–2027:
- Josué Cláudio Neto, vice-presidente;
- Luis Fabian Barbosa, corregedor-geral;
- Mario de Mello, ouvidor;
- Júlio Pinheiro, coordenador da Escola de Contas.












