Vívian Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O governador Wilson Lima inaugurou o novo batalhão das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), entregando um moderno prédio da unidade especializada da Polícia Militar do Amazonas (PC-AM), localizado na zona Leste da capital, nesta quinta-feira, 22/2. O evento contou com a presença da tropa especializada e autoridades locais.
O governador disse que novo batalhão da Rocam é considerado um dos mais modernos do Brasil e conta com uma infraestrutura completa para treinamento tático e descanso dos policiais. Com capacidade para abrigar mais de 200 homens, o prédio oferece condições adequadas para simulação de situações reais e preparação para abordagens em locais de difícil acesso.
“Aqui tem um espaço muito mais amplo para a preparação da Rocam no momento da abordagem. Também tem academia, alojamento, um espaço que simula a abordagem em estruturas como os igarapés, ocupações, áreas em que há uma dificuldade maior de atuação da Rocam. Então, quanto mais preparado estiver a nossa polícia, muito mais precisa vai ser a intervenção. Então, dar conforto condições necessárias de trabalho é um pré-requisito fundamental para que possamos ter uma melhor entrega para a população”, detalhou.
Leia também: Aprovados em concurso da PM protestam durante inauguração de prédio do batalhão da Rocam

Wilson destacou os desafios enfrentados na região, especialmente em relação ao tráfico de drogas e ao crime organizado, enfatizando a necessidade de preparo e comprometimento por parte dos agentes.
“A gente sabe que quando a Rocam é acionada, é porque algo muito grave ocorreu e enfrenta um momento de crise. E aí é necessária a intervenção dessa tropa. Mas para que, efetivamente, isso aconteça, é preciso que vocês estejam preparados. Nenhum dos homens e mulheres que estão na tropa por acaso. Cada um de vocês sabe pelo que vocês passaram para poderem se preparar. Sabem do esforço e do comprometimento que cada um fez para poder vestir uma farda que representa o nosso povo e as nossas forças de segurança”, disse à tropa que se enfileirava a sua frente.
Lima também mencionou os avanços significativos no enfrentamento ao tráfico de drogas, citando as apreensões realizadas pela força de segurança nos primeiros meses deste ano. Ele enfatizou a necessidade de preparo e investimentos contínuos para enfrentar os desafios da segurança pública, especialmente em uma região de fronteira.
“O trabalho que vocês fazem é digno de uma das melhores polícias do Brasil, e o que eu estou falando aqui não é nenhum exagero, não. Isso é reconhecido por todos os lugares em que a gente anda, como acabou de falar o coronel Jobim, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), reconhecendo o trabalho que a gente está fazendo, não só da dedicação do policial aqui do Amazonas, mas também da estrutura que estamos montando com a nossa Base Arpão no Rio Solimões; com a base no Rio Negro; com as lanchas blindadas que dão condições para que tanto a Polícia Militar quanto possa abordar qualquer embarcação, principalmente os criminosos, que descem da fronteira entre Peru e Colômbia, armados com fuzil e também com muita droga”, afirmou.
“Só no início desse ano, nos meses de janeiro e fevereiro, as forças de segurança já aprenderam quase 10 toneladas de drogas. Então, estamos aí com quase 50% de apreensão em relação ao ano passado, que foram apreendidas 26 toneladas”, complementou.
Amazonas Mais Seguro
O chefe do Executivo Estadual detalhou as ações do Programa “Amazonas Mais Seguro”, que tem como objetivo fortalecer a segurança pública no estado. Com um investimento de mais de R$ 200 milhões, o programa visa equipar as forças policiais e melhorar as condições de trabalho dos agentes.
Além disso, o governador ressaltou que os investimentos em segurança não se limitam à capital, mas se estendem também ao interior do estado. De acordo com Wilson Lima, operações de combate ao tráfico de drogas e armamento estão sendo realizadas em municípios da região metropolitana.
“A Base Arpão no Rio Negro e as bases fluviais na Foz do Rio Madeira, no Rio Amazonas, além da outra base fluvial no Solimões, são resultado de investimentos que estamos fazendo no interior. A convocação de policiais e a preparação desses policiais, mais de 1.700 homens para as forças de segurança, a maioria desses homens vai para o interior”.
Entre as medidas adotadas estão a reforma de quartéis e delegacias, a troca de viaturas e armamento, e a convocação e preparação de novos policiais. Investimentos em tecnologia e inteligência também fazem parte das estratégias para melhorar a segurança pública no estado, proporcionando uma resposta mais eficaz ao crime.
“Os investimentos são contínuos. Em tecnologia, em valorização do profissional. Temos uma série de ações que estão em curso. Após a entrega do batalhão, a próxima etapa será a troca do armamento que iniciamos, além do incremento de armas, como fuzis, metralhadoras, que estarão em posse desses policiais. Da mesma forma, estamos preparando os aprovados no concurso público que fizemos recentemente para que, até o final desse ano, eles possam já assumir. E também estamos investindo na nossa inteligência. Então, são investimentos contínuos para melhorar a segurança no Estado”, concluiu.






