Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A Vila de Paricatuba no Amazonas, com suas ruínas históricas, belas praias e mirante para o rio Negro atrai a atenção dos turistas de todo planeta, mas nem sempre a praia está limpa, e ao perceber a poluição ambiental, um grupo de voluntários se reuniu neste mês de março para realizar a terceira ação de recolhimento do lixo deixado na praia.
A ideia de limpar a praia de Paricatuba, fonte de renda de muitos moradores da área, partiu de dois guias turísticos da região e teve adesão de outros voluntários do grupo Delta.

Leia mais: Mais de 5 mil quelônios são soltos no Amazonas
A retirada do lixo tem a colaboração dos guerreiros do comando Delta e dos moradores da área. O Delta é um projeto pré-militar que prepara o jovem para a carreira militar.
Eles são coordenados por ex-militares, ex-veteranos e por alguns instrutores civis que têm conhecimento de forma voluntária. No último domingo, 10/3, foi realizada a terceira ação ambiental, na praia de Paricatuba.
“É um projeto (Delta) totalmente voluntário para atrair os jovens, e com objetivo de tira lós do mundo das drogas. São pessoas que estão com a gente e têm crises de ansiedade e de depressão. É um projeto muito bom”, explicou Luana Feijão
Luana é guia turística há 20 anos. Ela contou ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS que, atualmente, o projeto tem em torno de 25 jovens voluntários.
A base do grupo fica na Praia da Ponta Negra, outro tradicional ponto turístico de Manaus, e a cada dois meses o grupo participa de ações de limpeza na natureza.

Também são realizados acampamentos com instruções de sobrevivência na selva e orientações para a vida destes jovens voluntários.
Consciência ambiental
Hiran Silva, de 23 anos, é voluntário do projeto ‘Comando Delta’ e participou da ação em Paricatuba, no último domingo.
“A primeira vez que eu fui em janeiro, a gente se deparou com muito lixo. Fiquei com uma sensação de desânimo e triste vendo essa situação nos igarapés e nos rios. Isso prejudica muito a nossa saúde e a natureza. Depois que a gente fez essa primeira limpeza, vimos tudo limpo, a gente viu que valeu a pena todo o esforço”, desabafou Hiran
Para estes voluntários, ajudar a natureza é um sentimento de gratidão, e o jovem faz um apelo aos turistas e moradores da Vila de Paricatuba, a fim de que não jogue lixo em um lugar tão lindo da região amazônica.

“A gente tem que fazer a nossa parte. Se eu e a minha comunidade começarmos a manter o nosso local mais limpo, vamos conscientizar os outros a fazer o mesmo. Esse é o meu pedido: que todos tenham a consciência plena de manter seu local, seu bairro e sua cidade limpa, visto que isso só vai trazer melhorias para cada um de nós”, pontuou o voluntário












