Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Manaus enfrentou fortes chuvas ao longo do mês de março, acumulando 523,3 mm de precipitação, um índice 63% acima da média registrada no mesmo período de 2024. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A expectativa é que as chuvas continuem intensas entre abril e junho.
O volume de chuva registrado entre 1º e 31 de março superou significativamente a média climatológica, que é de 320,9 mm para o período.

A meteorologista Andrea Ramos, em entrevista ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, explicou que esse aumento nas precipitações foi influenciado tanto pelo fenômeno La Niña quanto pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
“O La Niña estava de fraca intensidade, mas também influenciou. Em março de 2025, o acumulado mensal de chuvas em Manaus foi de 523,3 mm, ou seja, 63% acima da média. A Zona de Convergência Intertropical consegue transportar umidade para a região através dos ventos, o que contribuiu para esse volume elevado de chuvas”, disse a meteorologista.
Ela destaca que, de acordo com previsões sazonais de órgãos especializados, como o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM) e o Laboratório de Modelagem do Sistema Climático Terrestre (Labclim) da UEA, a tendência para abril, maio e junho é de chuvas levemente acima da média histórica.
“A previsão climática para abril, maio e junho indica chuvas acima da média. Após maio, a tendência é de diminuição, o que já é esperado em termos de climatologia. Mas, até lá, as chuvas devem continuar nessa proporção, entrando em uma fase de neutralidade”, afirmou ela.
As intensas chuvas que atingiram a capital em março não apenas superaram os registros anteriores, mas também causaram diversos transtornos à população. O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) recebeu mais de 190 chamados relacionados a alagamentos e deslizamentos de terra durante o mês.
As principais ocorrências foram registradas nos bairros da zona Leste, incluindo Zumbi, Grande Vitória, Jorge Teixeira e na região da Grande Circular. Nessas áreas, o igarapé do Mindu transbordou, alagando vias como a Avenida Alphaville e ameaçando o Parque Gigantes da Floresta

Semana de chuva intensa
Segundo o Climatempo, as chuvas devem persistir até a próxima segunda-feira,7. A previsão para Manaus indica instabilidade, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. As temperaturas devem variar entre 24°C e 33°C.












