Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – João Vitor, viúvo da biomédica Giovana Ribeiro, que morreu em um acidente de trânsito causado por um buraco na avenida Djalma Batista, usou suas redes sociais nessa quarta-feira, 13/8, para denunciar que deputados estaduais do Amazonas estão retirando suas assinaturas da CPI do Asfalto.
Em um vídeo publicado em seu perfil, João Vitor criticou a postura de alguns parlamentares e cobrou que a população pressione esses deputados a se posicionarem. “Os deputados que estão retirando hoje são Carlinhos Bessa, o deputado Coronel Dan Câmara e também Cristiano D’Angelo”, afirmou.
João Vitor ressaltou que, embora hoje seja ele quem esteja passando por essa dor, qualquer pessoa pode ser vítima de acidentes causados pela má conservação das ruas de Manaus. “Marquem esses deputados, cobrem os que ainda não assinaram”, declarou.
A publicação teve grande repercussão nas redes sociais e recebeu apoio de internautas, que também exigem medidas efetivas por meio da CPI do Asfalto. Muitos cobraram um posicionamento dos parlamentares que ainda não se manifestaram. “Justiça por Giovana, minha amiga tão trabalhadora, sonhadora, ia ser mãe… duas vidas interrompidas. Esse pai precisa viver o luto dele. Justiça!”, comentou uma usuária.
Ato na zona Leste

Na tarde de quarta-feira, o viúvo participou de um ato em uma rua do bairro São José II, na zona Leste de Manaus, para relembrar a morte de Giovana. No local, cartazes e fotos da biomédica foram expostos enquanto ele discursava. “O prefeito de Manaus é responsável por essas mortes. Ele está tentando comprar os deputados para não ser investigado”, acusou.
João Vitor afirmou ainda que ele e sua família enfrentam uma grande luta contra o que chamou de “sistema corrupto” que, segundo ele, tem causado mortes no trânsito da cidade. “A prefeitura está matando”, denunciou.
Em outro vídeo publicado em suas redes sociais, motoristas que passavam pelo local do protesto buzinavam em apoio ao ato enquanto João Vitor discursava. Segundo ele, esse gesto demonstra que “a população está do lado da verdade”. “O senhor David Almeida pode calar os deputados e vereadores vendidos da sua quadrilha, mas a população não é conivente”, disse.
CPI do Asfalto
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Asfalto foi criada para apurar a aplicação de R$ 181 milhões repassados pelo Governo do Estado à Prefeitura de Manaus para obras de recapeamento, por meio do programa Asfalta Manaus.
Entre os pontos que devem ser investigados estão:
- divergências entre a propaganda oficial e as obras efetivamente entregues.
- os critérios de escolha das vias,
- o cumprimento dos contratos,
- possíveis irregularidades em licitações,
- indícios de superfaturamento,
- e divergências entre a propaganda oficial e as obras efetivamente entregues.
Posicionamento
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS entrou em contato com as assessorias dos deputados estaduais, Dan Câmara (PSC), Carlinhos Bessa (PV) e Cristiano D’angelo (MDB) para obter esclarecimentos sobre a retirada da assinatura da CPI do Asfalto, mas não houve resposta até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto para manifestação.






