Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o início do incêndio que atinge desde a tarde de terça-feira, 5/8, as fábricas da Effa Motors e Valflm da Amazônia, localizadas no Distrito Industrial II, zona Leste de Manaus.
No vídeo, trabalhadores aparecem correndo e retirando diversos veículos brancos da fábrica enquanto chamas e fumaça se aproximam rapidamente do local. Em meio ao desespero, os funcionários tentam salvar os produtos da empresa enquanto dirigem os veículos. “Vai, vai, vai!”, grita um dos trabalhadores.
Leia também: Jovem grávida sofre queimaduras de 2º e 3º graus em incêndio no Distrito Industrial II
Em alguns trechos das imagens, é possível ver o uso de uma mangueira, provavelmente para conter as chamas e a fumaça altamente inflamável. A presença da fumaça já colocava em risco a respiração dos funcionários que atuavam na retirada dos veículos.
O incêndio
O fogo, que já dura mais de 22 horas, envolve materiais inflamáveis e tóxicos, como veículos, pneus, combustíveis e componentes plásticos industriais, dificultando o trabalho dos bombeiros.
Cerca de 148 militares e 26 viaturas estão mobilizados no combate às chamas, incluindo Auto Bomba Tanque, Auto Bomba Plataforma, Auto Bomba Florestal, Auto Transporte de Ataque, Auto Rápido, Auto Transporte de Pessoal e Unidade de Resgate.
O Centro de Operações Bombeiro Militar (Cobom) foi acionado às 12h10, e a primeira viatura chegou ao local às 12h22. Além do uso de água, os agentes utilizam Líquido Gerador de Espuma (LGE) e uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP) para auxiliar no combate às chamas.






