Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Imagens divulgadas nesta quarta-feira, 9/7, mostram o momento em que um helicóptero caiu causando a morte de dois indígenas na comunidade de Surucucu, terra indígena Yanomami, localizada no município de Alto Alegre, Roraima.
O helicóptero caiu na na segunda-feira, 7/7, com cinco pessoas. Apenas os dois indígenas não resistiram à queda e morreram. A aeronave realizava uma remoção médica.
As vítimas do acidente foram identificadas como: o xamã Bitado Yanomami, 78 anos, e o seu irmão Toraquitere Yanomami, de 80 anos.
Leia também: Criança com autismo é encontrada amarrada em cadeira no banheiro de escola
Em um vídeo divulgado nas redes sociais do presidente da Urihi Asssociação Yanomami, Junior Hekuri, mostra o helicóptero em chamas após a queda. Nos registros também é possível escutar pessoas desesperadas em meio ao momento do incêndio e barulhos de tiros.
Nota da Voare
De acordo com nota da empresa Voare a imprensa, a aeronave da Força Aérea chegou ao local do acidente nessa terça-feira, 8/7, às 08h58, para prestar socorro.
Dos três sobreviventes, um é servidor da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e os outros dois são tripulantes da empresa. Eles apresentavam apenas escoriações leves. Os três sobreviventes foram encaminhados para a base de Surucucu e seguiram para Boa Vista, ainda na manhã de terça-feira.
As causas do acidente ainda são desconhecidas e o caso está sendo apurado pelas autoridades competentes.
Nota da Associação Yanomami
A Urihi Asssociação Yanomami divulgou uma nota de solidariedade nessa terça-feira, 8/7, manifestando sua profunda solidariedade à comunidade Kahosiki e aos familiares das vítimas.












