Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A última sessão plenária antes do recesso parlamentar na Câmara Municipal de Manaus (CMM) durou apenas quatro minutos, nesta terça-feira, 8/7. A votação da ordem do dia — momento destinado à análise e aprovação de projetos de lei — foi encerrada rapidamente, sem discussão ou debates mais profundos, marcando o início formal das férias dos vereadores, que só retornam às atividades em agosto.
Antes disso, o chamado Grande Expediente, espaço reservado para os discursos dos parlamentares sobre temas variados, durou apenas 19 minutos, com participação de apenas um vereador: Zé Ricardo (PT), que discursou sozinho.
A rapidez da sessão e o clima descontraído dos parlamentares chamaram atenção. Logo no início da transmissão oficial da CMM, o vereador Professor Samuel (PSD) — responsável pela leitura dos documentos e abertura da sessão — apareceu dando gargalhadas e com um sorriso largo, momentos antes de iniciar os trabalhos.
Após a aprovação de apenas três projetos, o presidente em exercício, vereador Jander Lobato (PSD), encerrou a sessão desejando aos colegas “um bom recesso e que possam nos encontrar nas ruas”. Em seguida, Professor Samuel ainda comentou ao microfone: “Continuem trabalhando“, voltando a rir logo depois.
A cena repercutiu nas redes sociais, onde internautas criticaram o tom considerado irônico dos parlamentares. Comentários como “Ainda ri essa desgraça… Bom demais essa vida de parlamentar em Manaus” e “Impressão minha ou alguém falou ‘continuem trabalhando’? Debochando da gente” refletiram a insatisfação popular com a atuação da Câmara.
Outro comentário que viralizou foi: “E hoje ainda é terça-feira”, em alusão ao curto tempo de expediente dos vereadores no último dia útil antes do recesso.






