Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Poucas horas antes de ser preso por suspeita de integrar uma organização criminosa, na manhã desta sexta-feira, 3/10, o vereador Rosinaldo Bual (Agir) fez uma série de publicações nas redes sociais que chamaram a atenção do público pelo contraste com os desdobramentos da operação do Ministério Público do Amazonas (MP-AM).
Entre os posts, o parlamentar aparece ostentando motos aquáticas de alto valor, filmando um carro de luxo e cantando músicas evangélicas.
Leia também: Vereador preso ajudou na campanha de David Almeida; assessores são investigados por compra de votos
Ostentação e louvor
Em uma das publicações, Bual compartilhou um vídeo ao lado de uma moto aquática do modelo 2025 Wake Pro, avaliada em cerca de R$ 154.990, de acordo com levantamento feito pelo Portal RIOS DE NOTÍCIAS em lojas especializadas.
Em outro registro, o vereador aparece analisando uma moto aquática semelhante, mas na cor vermelha, com valores que podem chegar a R$ 189 mil.
No mesmo dia, durante a noite, ele também publicou nos stories um vídeo dentro de um carro de luxo — com acabamento interno sofisticado — enquanto ouvia uma música do cantor Gusttavo Lima. Na gravação, o vereador filma os detalhes do veículo, aparentemente como forma de exibição.
Em outra publicação, Bual aparece acompanhado de amigos em uma celebração religiosa, cantando uma música evangélica em um ambiente informal dentro de uma residência.
Relação com senador
As redes sociais de Rosinaldo Bual também indicam proximidade com o senador Eduardo Braga (MDB). Em uma publicação feita na semana anterior à prisão, o vereador aparece ao lado do senador durante visita a obras do programa Minha Casa, Minha Vida, em Manaus.
Na legenda, Bual escreveu: “Ontem estive com Eduardo Braga acompanhando cinco empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida em Manaus”. As imagens mostram os dois conversando sobre as obras em andamento em um bairro planejado na região do Monte Horebe.
A assessoria do senador Eduardo Braga informou ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS que o parlamentar mantém com os vereadores apenas relações de caráter institucional, limitadas ao diálogo político e às atribuições próprias do mandato. Segundo a assessoria, não há vínculos pessoais ou de outra natureza além do relacionamento formal voltado às demandas legislativas e de interesse público.
Prisão
O vereador Rosinaldo Bual foi preso nesta sexta-feira, 3/10, durante uma operação deflagrada pelo Ministério Público do Amazonas. Ele é investigado de participar de uma organização criminosa que atuaria dentro da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Durante a operação, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, e armas de fogo foram apreendidas. Uma de suas assessoras, ainda não identificada, também foi presa.
Ambos foram encaminhados ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde prestaram depoimento e permanecem à disposição da Justiça.






