Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O vereador Rosinaldo Bual (Agir), aliado político do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), foi preso nesta sexta-feira, 3/10, durante uma operação do Ministério Público do Amazonas (MP-AM). A ação investiga a atuação de uma organização criminosa na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
A operação também resultou na apreensão de armas e na prisão de uma assessora do parlamentar. Ao todo, dez mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos.
Rosinaldo Bual tem ligação direta com a base de apoio de David Almeida e esteve envolvido ativamente na campanha do prefeito nas eleições municipais de 2024. Quatro assessores ligados ao vereador já haviam sido presos no ano passado, suspeitos de compra de votos para David Almeida, o que pode levantar suspeitas sobre um esquema articulado de corrupção eleitoral.
Leia mais: Apresentador de boi e pajé do Garanhão são indiciados por furto em casa de vereador em Manaus
Primeiro turno: dinheiro, listas e material de campanha
Durante o primeiro turno das eleições, Daniel Pinheiro de Souza, de 42 anos, assessor de Bual, foi flagrado com R$ 1,5 mil em espécie, listas de eleitores e material de campanha do vereador. A abordagem foi feita no dia 6 de outubro por policiais da 8ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), após denúncias de compra de votos.
O relatório policial relata que o assessor estava em um carro com “santinhos” de Rosinaldo Bual, além de listas detalhadas com informações pessoais de eleitores. Daniel foi conduzido à sede da Polícia Federal, onde foi autuado em flagrante por crime eleitoral.
Segundo turno: mais três assessores presos por compra de votos para David Almeida

No segundo turno, outros três assessores de Rosinaldo Bual — Suame Ramos, 44 anos, Francisco Carlos Dutra, 50, e Raimundo da Silva, 55 — foram presos suspeitos de compra de votos, desta vez diretamente para o então candidato à reeleição David Almeida.
As prisões ocorreram no dia 27 de outubro, no bairro Compensa, zona Oeste de Manaus. Com os suspeitos foram encontrados adesivos da campanha de David Almeida e diversas cédulas em dinheiro. Eles também foram levados à Polícia Federal e autuados por crime eleitoral.
Ex-assessor e afilhado do vereador foi preso por furto de dinheiro e armas

Em abril deste ano, o ex-apresentador de boi-bumbá Gabriel Ferreira Barbosa, afilhado e ex-assessor de Rosinaldo Bual, foi preso sob suspeita de furtar R$ 130 mil em dinheiro e armas da casa do parlamentar. Gabriel também havia atuado na campanha de Bual em 2024.
Ele foi preso junto a Matheus Rocha Furtado, Gildomar Nascimento de Lima Júnior e Vitor Teixeira, o “pajé do Boi Garanhão”, todos indiciados pela Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD). Nesta sexta, Gabriel voltou a prestar depoimento no 19° Distrito Integrado de Polícia (DIP), mas os motivos ainda não foram divulgados.
Posicionamento
A reportagem entrou em contato com a assessoria do prefeito David Almeida sobre a relação dele com o vereador, mas não recebeu retorno até o momento. O espaço segue aberto para manifestações.













