Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Os oito criminosos mais perigosos e procurados do Amazonas agora integram uma lista nacional de alvos prioritários. Os nomes foram selecionados a partir de uma matriz de risco que avalia a gravidade dos crimes, ligação com facções, número de mandados em aberto e atuação interestadual.
A relação faz parte do Programa Captura, lançado nesta segunda-feira, 8/12, pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O modelo adota o padrão de oito foragidos por estado, reunindo os indivíduos considerados de maior periculosidade em cada região.
Veja quem são os alvos no Amazonas
- Adalberto Salomão Guedes da Silva (Salomão ou “Professor”)
- Charles dos Santos Rodrigues (Bebê da FDN)
- Cláudio Dayam Felizardo Belfort (Maguila)
- Pedro Wask Teixeira (Belo)
- Johnsson Alves Barbosa (Playboy)
- Josué Moraes de Almeida (Bred)
- Kaio Wuellington Cardoso dos Santos (Mano Kaio)
- Leandro da Silva Paiva (Leandrinho)


Leia também: Dupla é presa com munições antiaéreas, drogas e fardamento militar em Manaus
Esses nomes aparecem ao lado de outros 208 foragidos na nova plataforma nacional, disponível em gov.br/captura, que reúne informações e fotos dos criminosos mais procurados de todos os estados e do Distrito Federal. A iniciativa tem como foco identificar, localizar e prender esses indivíduos.
O Programa Captura é coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e busca elevar o nível de integração entre os órgãos federais e estaduais. O objetivo é acelerar o fluxo de informações e permitir que operações interestaduais sejam executadas com mais precisão.
Em nota, o ministério destacou o caráter colaborativo da ação. “A implementação da lista representa um esforço conjunto para aprimorar a segurança pública e combater de forma mais eficaz as organizações criminosas no Brasil”, diz o texto.
Além de reunir dados oficiais, a plataforma cria um canal direto para que a população contribua com a localização desses foragidos. O Ministério da Justiça também reforça que denúncias podem ser feitas de forma totalmente anônima pelos números 190 e 197.






