Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Considerada a maior procissão fluvial da região amazônica, a Romaria das Águas tem uma nova embaixadora: a sinhazinha da fazenda do Boi-Bumbá Caprichoso, Valentina Cid. O anúncio foi realizado durante a Quermesse da Romaria das Águas nesse sábado, 15/3.
Devota de Nossa Senhora do Carmo, Valentina expressou sua gratidão ao receber a notícia pelos filhos de Juarez Lima, que hoje mantêm vivo o legado de fé deixado pelo pai.
“É maravilhoso receber essa notícia, ainda mais porque se trata de um trabalho tão bonito, que agora está sendo continuado pelos filhos de Juarez Lima. É algo grandioso, especialmente para mim, que sou devota de Nossa Senhora do Carmo. Vamos impulsionar essa tradição cada vez mais, e este ano a Romaria das Águas será incrível”
Valentina Cid, sinhazinha do Boi Caprichoso

Leia também: Quermesse da Romaria das Águas homenageia o artista Juarez Lima
A procissão integra o calendário de festividades religiosas da padroeira da Ilha Tupinambarana, dando continuidade às tradições que sucedem o Festival Folclórico de Parintins.
Para Juarez Filho, herdeiro do legado do pai, esta será uma edição histórica da Romaria das Águas. “Estamos preparados para realizar uma das maiores Romarias de todos os tempos, pois será a primeira sem a presença física do fundador, meu pai, Juarez Lima. Esse será um desafio a mais, mas ele estará espiritualmente conosco“, destacou.
Com o tema “Maria, és Árvore da Vida da Qual Nasce Jesus: a Arca da Aliança, Raiz Ancestral da Fé na Amazônia”, a 16ª edição do evento presta homenagem ao artista parintinense Juarez Lima, falecido em novembro do ano passado.
Além de ter sido o primeiro grande artista de alegorias do Boi Caprichoso, Juarez Lima mantinha uma forte relação com a fé e a religiosidade. Sendo idealizador da Romaria das Águas, criada em 2009, e unindo arte e devoção em um evento que se tornou um marco em sua trajetória.












