Patrick Motta Jr – Rios de Notícias
MANAUS(AM) – A cerimônia de assinatura digital e lacração dos sistemas eleitorais para as eleições municipais de 2024 foi realizada nesta terça-feira, 10/9, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os atos são parte do calendário eleitoral, previstos na resolução nº 23.673/2021 do TSE, que regulamenta os procedimentos de auditoria e fiscalização do sistema eletrônico de votação.
A presidente do TSE, ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, comandou o evento. Ela afirmou que as urnas são confiáveis.
Leia também: Eleições: presos que não tem condenação podem votar, avalia especialista

“O sistema já foi várias vezes testado. Em todos os exames feitos, se tem a proclamação verdadeira da inviolabilidade da urna, assegurando o processo eleitoral”, disse.
Na ocasião, estiveram presentes representantes da Polícia Federal (PF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público Federal (MPF) e partido Podemos. Eles assinaram o sistema junto da presidente do TSE. As entidades têm 5 dias para apresentar questionamentos sobre os sistemas lacrados.
Os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) dos 26 estados onde ocorrerá eleição, receberão cópias do software do sistema – trancado na sala-cofre do TSE. Os sistemas então serão inseridos nas urnas eletrônicas, para seguirem em direção aos municípios.
Por meio de nota, o TSE afirmou que os dispositivos de segurança garantem a integridade, autenticidade e a segurança de todos os dados processados nos sistemas das urnas, da coleta até a apuração dos votos.












