Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Dois sargentos da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro se enfrentaram em uma troca de tiros na madrugada de domingo, 19/10, na rua Jambeiro, no bairro da Vila Valqueire, zona Oeste do Rio de Janeiro, resultando na morte do sargento Eduardo Filipe Santiago Ferreira.
Segundo as informações, o atirador foi o colega sargento William Amaral da Conceição, que acabou preso em flagrante após o episódio. De acordo com imagens de câmeras de segurança e registros de áudio captados no local, os dois policiais brigavam dentro de um veículo da marca Fiat — modelo Idea — enquanto estavam de folga.
A vítima desceu do carro tentando se afastar, gritando: “Amaral! Amaral! Amaral! Tá maluco? Sou eu, pô. Santiago, mano!”, conforme captado no áudio. Em seguida, Amaral sacou sua arma e disparou contra Santiago, que também reagiu sacando sua pistola, mas acabou caindo morto ao lado da porta do carona.
Leia mais: Motorista de aplicativo é encontrado morto na zona Norte; polícia suspeita de tentativa de assalto
Após o crime, Amaral foi encontrado por agentes da PM “sentado na calçada, próximo ao veículo, segurando a arma usada no crime”, segundo boletim da corporação. Foi constatado o óbito de Santiago no local, enquanto Amaral foi ferido por um disparo no tórax e internado sob custódia no Hospital Municipal Hospital Municipal de Realengo.
Posteriormente, ele foi levado à Unidade Prisional da Polícia Militar em Niterói. Os dois policiais se conheciam há anos — Amaral era padrinho de casamento de Santiago.
Vídeo nas redes antes do conflito
Amigos em folga, haviam sido vistos minutos antes dentro do carro bebendo e brincando juntos, como mostra um vídeo divulgado nas redes sociais.
A ocorrência teria sido motivada por uma discussão “sobre mulher”, segundo indica o depoimento de Amaral à polícia, mas oficialmente a motivação ainda não foi confirmada. A Delegacia de Homicídios da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro investiga o caso.






