Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O vice-prefeito de Manaus e secretário Municipal de Infraestrutura, Renato Júnior (Avante), declarou durante entrevista na quarta-feira, 28/5, que o trânsito da capital amazonense apenas pode ser melhorado, mas não pode ter seus problemas resolvidos a médio e longo prazo.
“O trânsito em Manaus se melhora, não se resolve. Todo mês entra 5 ou 6 mil carros em Manaus. Manaus é uma ilha. Isso quer dizer o seguinte, entram muitos carros com as mesmas vias. Logo, a superlotação das nossas vias é gigante. Então, qual é a solução? Novas vias, novas estradas”, disse o político em entrevista ao Acrítica Podcast.
O vice-prefeito afirma que tem atuado diretamente nas discussões sobre melhorias na malha viária da capital, juntamente com o atual diretor-presidente Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Arnaldo Flores. Renato chegou a assumir o órgão interinamente em janeiro, por decisão de David Almeida (Avante).
“Eu tenho um gostado de mexer com o trânsito. Eu comecei há pouco tempo a direcionar a atenção para o trânsito pessoalmente. Nós estamos a curto e médio prazo, com uma estratégia de 46 pontos na cidade de Manaus, de não somente grupos semafóricos, mas de novas avenidas”, explicou o secretário.
Dentre as novas intervenções, Renato Júnior mencionou a interligação da avenida Maneca Marques (bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul) com a avenida Efigênio Sales e a interligação da avenida do Futuro (bairro Tarumã, zona Oeste) com a avenida Max Teixeira (bairro Cidade Nova, zona Norte).
“Ou seja, são interligações como essas que a gente quer dar maior fluidez para o trânsito da cidade de Manaus, entendendo que nós vamos melhorar o trânsito. Resolver nas capitais? Nós sabemos quais são os desafios de todas as capitais. Todas as capitais do Brasil congestionam”, concluiu o vice.












