Elen viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A São Paulo Companhia de Dança (SPCD) lançou neste sábado (20/12) mais uma edição do documentário Figuras da Dança, que retrata a trajetória de artistas da cena nacional e, nesta edição, destaca a carreira do bailarino amazonense Marcelo Gomes.
O documentário mostra a trajetória de Marcelo e seu primeiro contato com a dança. O artista conta que iniciou sua relação com a arte ainda na infância, após seus pais se mudarem de Manaus para o Rio de Janeiro.
“Na minha casa sempre tinha muita dança, pessoas dançando ao meu redor. Aos 5 anos, saímos de Manaus para morar no Rio de Janeiro. Foi por acaso que me encontrei com a dança e, depois, com o balé clássico”, afirmou Gomes.
Após iniciar aulas de jazz e teatro musical, aos dez anos, ele recebeu uma bolsa para estudar no Ballet Dalal Achcar, escola que se tornou decisiva para sua carreira.
“Foi um grande momento no Rio de Janeiro. Eu estava em uma das melhores escolas de balé e tive a oportunidade de ir para os Estados Unidos, mesmo sendo muito jovem, onde passei três anos. Foi uma experiência única na minha vida”, disse o bailarino.
Leia mais: Desfile das escolas de samba se torna Patrimônio Cultural do RJ
Formação internacional e reconhecimento
O amazonense se destacou ainda jovem, sendo premiado como revelação no Festival de Joinville em 1993 e conquistando bolsa integral no Harid Conservatory, nos Estados Unidos. Em 1996, venceu o Prix de Lausanne, que abriu caminho para sua formação na École de Danse de l’Opéra de Paris e seu ingresso no American Ballet Theatre, onde se tornou primeiro bailarino em 2002.
Posteriormente, atuou como artista convidado em companhias internacionais e recebeu o Prix Benois de la Danse em 2008. Desde 2020, trabalha como ballet master no Semperoper Ballet e, em 2025, transferiu-se para a Vienna State Opera.
O documentário sobre Marcelo Gomes está disponível no canal da São Paulo Companhia de Dança no YouTube e em outras redes sociais.












