Nayandra Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A queda de um guindaste durante a montagem da Árvore de Natal do Largo de São Sebastião resultou na morte de uma pessoa na manhã deste domingo, 23/11, no Centro Histórico de Manaus. A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos ao dar entrada no hospital. Outra pessoa permanece internada, com estado de saúde estável, de acordo com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC).
O equipamento, operado por uma empresa contratada para a instalação da estrutura natalina, tombou enquanto realizava a colocação de módulos da árvore. A lança do guindaste se rompeu e atingiu parte da montagem, causando pânico na área. Testemunhas relataram gritos de socorro logo após o impacto.
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas e fizeram o atendimento das vítimas, além de isolar o local para garantir a segurança da operação.
A SEC também informou que as primeiras análises apontam para a possibilidade de falha operacional como causa do acidente. A Polícia Civil instaurou um inquérito, por meio do 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP), para apurar as circunstâncias do tombamento.
A pasta destacou que a empresa responsável apresentou toda a documentação exigida para a operação do equipamento, que será repassada aos órgãos competentes. O Governo do Amazonas afirmou que está prestando assistência às famílias das vítimas.
Em nota publicada nas redes sociais, o governador Wilson Lima (União) lamentou a tragédia ocorrida manhã deste domingo, 23.
“Minha solidariedade e minhas orações estão com as familias das vítimas — que trabalhavam na montagem — e que estão recebendo toda a assistência do Governo do Amazonas. Determinei a apuração rigorosa de todas as circunstâncias do ocorrido, porque nosso compromisso é garantir segurança, respeito e cuidado com cada trabalhador e com a população”, disse.












