Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O clima de disputa já tomou conta de Barreirinha, a 330 quilômetros de Manaus, nesta sexta-feira, 29/8. O Touródromo foi palco dos últimos ensaios oficiais do Touro Branco e do Touro Preto, preparando o público para a grande noite do 35º Festival Folclórico de Barreirinha, que acontece neste sábado, 30.
A Rede RIOS DE COMUNICAÇÃO acompanhou os preparativos finais das duas agremiações que mostraram garra, emoção e energia durante os ensaios – importantes para os últimos ajustes antes da grande disputa. Cada item oficial entrou em cena com dedicação e prometeu um espetáculo inesquecível.


Leia também: Do Bumbá ao Touródromo: O que torna o Festival de Barreirinha uma celebração única?
Touro Branco
A presidente do Touro Branco, Valdira Brandão, contou em entrevista sobre o desafio de liderar a agremiação e a expectativa para 2025.

“Nós estamos nos preparando há vários meses. Os itens estão muito empolgados em busca desse título. O Touro Branco vem com muita dedicação, com muito amor, e esperamos realmente levar esse título. E sobre ser mulher à frente disso, recebo muitos elogios e força de todos. Achei que seria mais difícil, mas graças a Deus fomos abraçados e respeitados pela nossa galera”.
Valdira Brandão, presidente do Touro Branco
A Sinhazinha da Fazenda, Ingrid Reis, destacou o esforço do grupo. “A preparação é muito cansativa, mas produtiva. Ensaiamos até de madrugada. Hoje, iniciando o festival, é uma honra mostrar este espetáculo”.

Já a Cunhã-Poranga, Lia Tavares, ressaltou o preparo físico e emocional que cada item carrega dentro de si durante os últimos instantes da disputa.

“Eu me preparo o ano todo. É preciso cuidar do corpo e também das emoções, porque a gente fica muito eufórica nesse período. Esse ano o Touro Branco está com uma energia gigantesca, de campeões mesmo”.
Touro Preto
Do outro lado, o Touro Preto mostrou confiança na busca pelo tricampeonato. O Pajé James Tony, veterano com mais de 30 anos de arena, falou sobre a entrega ao personagem.

“Quando entro na arena, não é mais o James, é o pajé. Eu incorporo o item com coragem e determinação. A experiência faz toda a diferença, e estou preparado para conquistar a nota máxima dos jurados”.
A Sinhazinha do Touro Preto, Jeorlayne Ferreira, vive a emoção como se fosse a primeira vez. “Esse é meu terceiro ano, mas a emoção é a mesma. Foram dias de preparação intensa. Agora é entregar tudo a Deus e brincar na arena. O tricampeonato vem aí, com certeza, sob as bênçãos de Nossa Senhora”.

Já a Porta-Estandarte, Beatriz Siqueira, resumiu a honra de carregar o pavilhão. “Já são nove anos nesse item. É muito orgulho estar à frente do pavilhão que representa nossa história. A preparação é o ano todo, exige dedicação, ensaio e muito amor pelo nosso boi”.

Tradição e emoção
Criado oficialmente em 1980, o Festival Folclórico de Barreirinha é hoje um dos maiores eventos culturais do Amazonas, reunindo milhares de pessoas e carregando a identidade do povo do Baixo Amazonas.
De um lado, o Touro Branco com sete títulos; do outro, o Touro Preto, que soma sete conquistas e busca o tricampeonato em 2025.
Cobertura multiplataforma

A Rede Rios de Comunicação realiza uma cobertura multiplataforma do XXXV Festival Folclórico de Barreirinha. Em parceria com a Prefeitura Municipal da cidade, a equipe da rádio Rios FM 95,7, do jornal e do portal Rios de Notícias mostram os bastidores e a disputa dos Touros Branco e Preto.












